MODELAGEM HIPSOMÉTRICA EM UMA FLORESTA DE VÁRZEA NA REGIÃO ADJACENTE A FOZ DO RIO AMAZONAS.

Authors

  • Jadson Coelho de Abreu UFRPE
  • Gabriel Paes Marangon UFSM
  • Rafael Vieira Anjos UFAP
  • Alan Cauê Holanda Universidade Federal de Campina Grande

Abstract

O objetivo desse trabalho foi de testar diferentes modelos matemáticos para encontrar aquele que melhor explique a relação altura/diâmetro. O trabalho foi desenvolvido no campus experimental da Universidade do Estado do Amapá (UEAP). Foram locadas de forma inteiramente aleatória 12 parcelas de 10x10 m (100 m²), adotando-se como critério de inclusão para compor a amostragem todas as arvore com diâmetro à altura do peito (DAP)≥10 cm e alturas correspondentes. O DAP foi obtido com o auxilio de uma fita métrica e a altura foi mensurada com o auxilio do hipsômetro TRUPULSE 366°. Com a obtenção dos dados de DAP e Altura foram testados 8 modelos matemáticos de relação hipsometrica sendo 5 aritméticos, 2 logarítmicos e 1 não linear. Foi selecionado o melhor deles com base em critérios estatísticos mais utilizados. O modelo que menos se ajustou aos dados foi o modelo linear simples, com baixo coeficiente de determinação, mais elevado erro padrão da estimativa e distribuição gráfica do resíduo não homogênea. O modelo de Chapman e Richard apresentou mais alto coeficiente de determinação e mais baixo erro padrão da estimativa, porem apresentou distribuição do resíduo tendenciosa. Mesmo com a maioria dos modelos aparentando pouca diferença entre eles pela analise gráfica do resíduo verificou-se que os que apresentaram o ajuste mais homogêneo foram o Parabólico e Curtis. 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Alan Cauê Holanda, Universidade Federal de Campina Grande

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Campina Grande (2006), Mestrado em Ciências Florestais pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2008). Atualmente é Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais da Universidade Federal Rural de Pernambuco e Professor Assistente I do Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar da Universidade Federal de Campina Grande. Tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em Recuperação de Áreas Degradadas e Conservação dos Recursos Naturais.

Published

01-02-2011

How to Cite

COELHO DE ABREU, J.; PAES MARANGON, G.; ANJOS, R. V.; HOLANDA, A. C. MODELAGEM HIPSOMÉTRICA EM UMA FLORESTA DE VÁRZEA NA REGIÃO ADJACENTE A FOZ DO RIO AMAZONAS. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 6, n. 4, p. 213–218, 2011. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/1095. Acesso em: 23 apr. 2024.

Issue

Section

ARTICLES

Most read articles by the same author(s)