Inventário do componente arbustivo-arbóreo com potencial apícola em uma área de caatinga no município de Condado - PB

  • Almair Albuquerque Fernandes UFCG
  • Patrício Borges Maracajá UFCG
  • Alan Cauê Holanda UFERSA
  • Daniel Casimiro da Silveira Universidade Federal de Campina Grande - UFCG
  • José da Silva Sousa UFCG

Abstract

As espécies que compõem a flora apícola são classificadas levando em consideração a busca de alimentos desenvolvida pelas abelhas, podendo ser agrupadas em plantas nectaríferas (fornecem exclusivamente néctar às abelhas), plantas poliníferas (fornecem exclusivamente pólen às abelhas) e plantas nectaríferas-poliníferas (fornecem tanto néctar quanto pólen às abelhas). O presente estudo foi realizado na reserva ambiental pertencente ao Perímetro Irrigado Engenheiro Arcoverde, que possui uma área de aproximadamente 135 ha e encontra-se localizado no município de Condado, Estado da Paraíba. A referida reserva, que é propriedade do Departamento Nacional de Obras Contra Seca e administrada em parceria com Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis. Para amostragem do componente arbustivo arbórea foram lançadas 28 parcelas de 20 X 20 metros de forma sistemática. Analisando os dados coletados, constatou-se que a espécie Croton blanchetianus, destacou-se das demais, pelo fato de ter apresentado 477 indivíduos, representando 40,46% da amostra pesquisada. Diante destes números e levando em consideração a contribuição que pode advir dessa espécie vegetal para a atividade apícola, conclui-se que a área avaliada possui uma grande importância para a apicultura. Tal conclusão consta que na área estudada, as espécies predominantes são nectaríferas-poliníferas, que durante o período de floração são transformadas em valiosas fontes, onde as abelhas encontram em quantidade vários dos componentes utilizados para a produção do mel, produto este que possui um excelente sabor.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Daniel Casimiro da Silveira, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG
Mestre em Sistemas Agroindustriais pela UFCG - linha de pesquisa produção e tecnologia agroindustrial e técnico de laboratório – área química da Universidade Federal de Campina Grande, tem experiência na área de Apicultura, Farmácia e Análises físico-químicas de alimentos. Especialista em Metodologia do Ensino de Química com área de conhecimento em ciências exatas e da terra pelas Faculdades Integradas de Jacarepaguá (2011). Graduado em Farmácia pela Universidade Federal da Paraíba (2004), com habilitação em Análises Clínicas (2007).
Published
2014-10-07
How to Cite
FERNANDES, A. A.; MARACAJÁ, P. B.; HOLANDA, A. C.; SILVEIRA, D. C. DA; SOUSA, J. DA S. Inventário do componente arbustivo-arbóreo com potencial apícola em uma área de caatinga no município de Condado - PB. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, v. 9, n. 4, p. 27 - 35, 7 Oct. 2014.
Section
ARTICLES