ESTUDO DA FLORA HERBÁCEA DA CAATINGA NO MUNICÍPIO DE CARAÚBAS NO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

Authors

  • Demilson de Sena Benevides CENTRO PEDRA DE ABELHA - RN
  • Patrício Borges Maracaja UFERSA
  • Francisco Aires Sizenando Filho GVAA
  • Antonia Mirian Nogueira de Moura Guerra UFERSA
  • Tadeu Fladiner Costa Pereira GVAA

Abstract

Realizou-se um estudo florístico-fitosociológico do estrato herbáceo em dois ambientes da Caatinga na Fazenda Xique-xique, localizada no município de Caraúbas–RN: um semi-preservado e outro antropicamente alterado. Ambos os ambientes são utilizados como áreas de pastejo. Foram locadas aleatoriamente, em cada ambiente, 12 parcelas de 10 m x 20 m, e dentro de cada parcelo 10 subparcelas de 1 m2 . Foram encontradas, nos dois ambientes em conjunto, 37 espécies herbáceas distribuídas em 21 famílias, ocorrendo 21 espécies e 15 famílias comuns aos dois ambientes. Para os índices de diversidade foram obtidos os seguintes valores: 2,4070 (ambiente semi-preservado) e 2,4567 (ambiente não preservado). Quinze das espécies ocorrentes no ambiente semipreservado apresentaram-se com freqüências relativas na faixa de 4,4 e 5,4%. A freqüência relativa conjunta de duas das espécies (Aristida setifolia H.B.K. e Stylosanthes angustifolia Vog., espécies forrageiras) ocorrentes no ambiente não preservado foi de 64,92%. Quanto às densidades relativas das espécies ocorrentes no ambiente semi-preservado, não houve diferenças muito consideráveis. Entretanto, no ambiente não preservado, as duas espécies de maiores freqüências relativas foram também as de maiores densidades relativas, ou seja, 50,75 e 14,17, respectivamente. Os ambientes estudados, apesar da semi-preservação de um deles, já foram submetidos a altas pressões de uso e degradação.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Demilson de Sena Benevides, CENTRO PEDRA DE ABELHA - RN

Engº. Agrº. Centro Pedra de Abelha – Felipe Guerra/RN

Patrício Borges Maracaja, UFERSA

Prof. Dr. Adjunto IV do Departamento de Ciência Vegetais – UFERSA – Mossoró - RN

Francisco Aires Sizenando Filho, GVAA

Engº. Agrº. GVAA – Grupo Verde de Agricultura Alternativa – Km 47 da BR 110 – Mossoró – RN

Antonia Mirian Nogueira de Moura Guerra, UFERSA

Aluna de Graduação em Agronomia da UFERSA, Mossoró – RN

Tadeu Fladiner Costa Pereira, GVAA

Aluno de Agronomia da UFERSA – Universidade Federal Rural do Semi-Árido e membro do GVAA – Grupo Verde de Agricultura Alternativa. Mossoró – RN.

Published

15-10-2007

How to Cite

BENEVIDES, D. de S.; MARACAJA, P. B.; SIZENANDO FILHO, F. A.; GUERRA, A. M. N. de M.; PEREIRA, T. F. C. ESTUDO DA FLORA HERBÁCEA DA CAATINGA NO MUNICÍPIO DE CARAÚBAS NO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 33–44, 2007. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/25. Acesso em: 29 mar. 2024.

Issue

Section

ARTICLES

Most read articles by the same author(s)

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>