Viabilidade da incorporação do mel de abelha em sachê na alimentação escolar de uma instituição de Ensino de São Domingos-PB

Authors

  • Walnara Arnaud Moura Formiga UFCG
  • Antônio Vitor Machado
  • Patrício Borges Maracajá
  • Bárbara Bruna Maniçoba Pereira
  • Debora Cristina Coelho

DOI:

https://doi.org/10.18378/rvads.v10i2.3467

Keywords:

alimentação, escola, mel de abelha

Abstract

A alimentação escolar deve oferecer alimentos naturais e de boa qualidade para garantir o aprendizado e melhorar a qualidade de vida dos alunos na escola. No Brasil o Programa Nacional de Alimentação Escolar-PNAE precisa ter em sua execução alimentos naturais e com muitos benefícios para seus comensais, dentre os muitos alimentos com a referida qualidade, encontramos o mel de abelha, um alimento natural, que se constitui de uma solução supersaturada de glicose e frutose, além de ser rico em micronutrientes essenciais ao organismo humano, por sua constituição, o referido alimento fornece aos indivíduos que o consomem propriedades antibacterianas, anti-inflamatórias, energéticas, antioxidantes, entre outras. Neste contexto este trabalho objetivou avaliar o nível de aceitabilidade do mel de abelha embalado em sachês introduzido na alimentação escolar do município de São Domingos-PB. O estudo teve um caráter descritivo, exploratório e quantitativo. A pesquisa foi realizada numa escola de ensino fundamental na zona urbana do município de São Domingos-PB e teve uma população de 180 alunos matriculados na referida escola. O plano de amostragem para os alunos foi estabelecido de acordo com o proposto por Barbetta (2001), com a seleção de amostras aleatórias simples entre os mesmos, sendo o número de alunos calculado com um erro amostral tolerável de 4%. Assim, o número de alunos foi igual a 60 crianças com idade variando entre 9 e 13 anos, infligiu-se questionários simples antes e após a introdução do mel na referida escola e as informações foram analisadas utilizando a estatística descritiva, empregando-se o programa estatístico IBM SPSS Statistics, versão 21 de 2012. Analisando os resultados percebeu-se que o mel de abelha em sachê apresentou uma excelente aceitabilidade na merenda escolar sendo viável a sua utilização permanente nos cardápios do Programa Nacional de Alimentação Escolar.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

18-06-2015

How to Cite

FORMIGA, W. A. M.; MACHADO, A. V.; MARACAJÁ, P. B.; PEREIRA, B. B. M.; COELHO, D. C. Viabilidade da incorporação do mel de abelha em sachê na alimentação escolar de uma instituição de Ensino de São Domingos-PB. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 79–83, 2015. DOI: 10.18378/rvads.v10i2.3467. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/3467. Acesso em: 24 apr. 2024.

Issue

Section

ARTICLES

Most read articles by the same author(s)

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>