CRITICAL LEVELS OF POTASSIUM IN THE INICIAL GROWTH OF NIM (Azadirachta indica A. juss.) IN SOILS OF ZONA DA MATA DE PERNAMBUCO

Authors

  • Allyson Rocha Alves Universidade Federal do Piauí
  • Marco Antonio Amaral Passos Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Alan Cauê Holanda Universidade Federal de Campina Grande

Keywords:

Mudas, Latossolo, Argissolo, Cloreto de potássio, adubação

Abstract

O objetivo deste trabalho foi avaliar os níveis críticos de potássio no solo e na planta e avaliar seu efeito no crescimento inicial das mudas de nim (Azadirachta indica), em dois diferentes solos da zona da mata de Pernambuco. O experimento foi conduzido em estufa de vidro coberto com sombrite. Foram coletadas amostras de dois tipos de solos na profundidade de 0,0 - 0,20 m de. As sementes foram semeadas em recipientes com capacidade de 1,0 dm3 de solo. A adubação foi feita aplicando-se as doses de 0, 50, 100, 150 e 300 mg.dm-3 de K. Foi empregado o (DIC), com arranjo fatorial 2 x 5, com quatro repetições. Transcorrido o período experimental, foram efetuadas as medições de altura, e do diâmetro e determinado o peso da matéria seca da parte aérea, Após a retirada das mudas foram feitas análises do solo, para as determinações de K recuperado e determinação dos níveis críticos do solo e coletado a parte aérea das plantas para determinação dos níveis críticos na planta. Os níveis críticos de potássio nos solos e plantas estudados variaram de 49,62 a 109,62 mg.dm-3 e 0,95 a 1,06 mg.dm-3 respectivamente. Conclui-se que as plantas tiveram um melhor desenvolvimento quando cultivadas no Argissolo em todas as variáveis estudadas e com menor nível crítico.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

22-03-2010

How to Cite

ALVES, A. R.; PASSOS, M. A. A.; HOLANDA, A. C. CRITICAL LEVELS OF POTASSIUM IN THE INICIAL GROWTH OF NIM (Azadirachta indica A. juss.) IN SOILS OF ZONA DA MATA DE PERNAMBUCO. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 58–71, 2010. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/244. Acesso em: 28 apr. 2024.

Issue

Section

ARTICLES

Most read articles by the same author(s)