Aspectos biológicos e espécies potenciais para restauração ecológica de áreas em desertificação no Sul do Piauí - Brasil

Authors

  • Milton Marques Fernandes Universidade Federal do Piauí
  • Tiago Moreira Oliveira UFPI
  • Márcia Rodrigues de Moura Fernandes UNB
  • Verônica Carvalho Castro UFPI
  • Allyson Rocha Alves UFERSA

Abstract

O presente estudo foi realizado em uma área em processo de desertificação no município de Gilbués – PI. Este trabalho teve como objetivo selecionar espécies lenhosas potenciais para restauração de áreas em processo de desertificação, por meio do levantamento fitossociológica e a relação com as propriedades químicas do solo. As espécies lenhosas (DNS > 1 cm) foi amostrada em um trecho de área desertificada em um transecto de 10000 m2 (1 ha) sendo subdividida em 10 parcelas de 1000 m2 (0,1). Myracroduon urundeuva Fr. All., Tabebuia aurea Benth. & Hook. e Astronium fraxinifolium Schott. baseado nos parâmetros fitossociológicos  são espécies arbóreas com maior potencial para restauração de áreas desertificadas aliado ao fato de serem pioneiras com dispersão pelo vento. A vegetação lenhosa da área desertificada apresenta-se no inicio da sucessão ecológica com maior parte dos indivíduos nas menores classes de altura e diâmetro.  Myracroduon urundeuva Fr. All. e Astronium fraxinifolium Schott. apresentaram correlação significativa com propriedades químicas do solo sendo mais adaptadas as condições edáficas das áreas desertificadas.  

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Milton Marques Fernandes, Universidade Federal do Piauí

Engenheiro Florestal, Mestre em Ciencias Ambientais e Florestais e Doutor em Manejo de Bacias

Tiago Moreira Oliveira, UFPI

Engenheiro Florestal

Márcia Rodrigues de Moura Fernandes, UNB

Engenheira Florestal, Mestrando em Ciências Florestais pela UNB

Verônica Carvalho Castro, UFPI

Graduanda em engenharia florestal na UFPI

Allyson Rocha Alves, UFERSA

Engenheiro Florestal, Mestre em Ciências Florestais e Doutor em Ciencias Florestais ambos pela UFRPE.

Published

13-05-2014

How to Cite

FERNANDES, M. M.; OLIVEIRA, T. M.; FERNANDES, M. R. de M.; CASTRO, V. C.; ALVES, A. R. Aspectos biológicos e espécies potenciais para restauração ecológica de áreas em desertificação no Sul do Piauí - Brasil. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 06–13, 2014. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/2517. Acesso em: 20 apr. 2024.

Issue

Section

ARTICLES

Most read articles by the same author(s)