AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA NA REMOÇÃO DE DQO E DBO EM UM REATOR UASB DE FLUXO ASCENDENTE E MANTA DE LODO

Authors

  • Vagner Sales dos Santos Universidade Federal de Campina Grande - UFCG
  • Luzia Márcia de Melo Silva Universidade Federal de Campina Grande - UFCG
  • Francinalva Cordeiro de Sousa Universidade Federal de Campina Grande - UFCG
  • Djaneide Sales dos Santos Faculdade de Tecnologia Centec /FATEC – Cariri
  • Anielle dos Santos Brito Universidade Regional do Cariri – URCA.

DOI:

https://doi.org/10.18378/rvads.v7i2.1187

Abstract

O presente trabalho tem como objetivo avaliar a eficiência de remoção de DQO e DBO em um reator UASB. Esta pesquisa realizou-se na estação de tratamento de esgotos do município do Crato - CE, em um reator anaeróbio de fluxo ascendente com manta de lodo (reator UASB), em escala piloto, pertencente à Faculdade de Tecnologia – CENTEC Cariri – CE. E o monitoramento, foi realizado por meio de amostras coletadas quinzenalmente na entrada (afluente) e saída (efluente) do reator, o que possibilitou-se analisar os seguintes parâmetros: pH, temperatura, demanda química de oxigênio (DQO), demanda bioquímica de oxigênio (DBO). De acordo com os resultados obtidos conclui-se que o pH no afluente e efluente apresentou resultados satisfatórios mantendo-se dentro da faixa neutra, no que se refere aos valores de temperatura no afluente e efluente foi considerada ótima para a digestão anaeróbia. Com relação à eficiência de remoção de matéria orgânica expressa na forma de DQO e DBO, apresentaram valores em torno de 44 e 76 % e de 16 e 76%, respectivamente. Contudo, deve-se ressaltar que a eficiência de remoção de DQO e de DBO foi baixa. Este fato foi atribuído à descontinuidade da alimentação do reator UASB ser praticamente desprezível no período noturno.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Vagner Sales dos Santos, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

Mestranda em Engenharia Agrícola na Área de Processamento e Armazenamento de Produtos Agrícolas (Bolsista CNPq) - UFCG - PB

Published

29-09-2012

How to Cite

SALES DOS SANTOS, V.; DE MELO SILVA, L. M.; CORDEIRO DE SOUSA, F.; SALES DOS SANTOS, D.; DOS SANTOS BRITO, A. AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA NA REMOÇÃO DE DQO E DBO EM UM REATOR UASB DE FLUXO ASCENDENTE E MANTA DE LODO. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 16–20, 2012. DOI: 10.18378/rvads.v7i2.1187. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/1187. Acesso em: 27 apr. 2024.

Issue

Section

Technical Note

Most read articles by the same author(s)

1 2 > >>