Utilização de umbuzadas formuladas com palma forrageira (Opuntia ficus indica Mill) na merenda escolar

Authors

  • Anny Kelly Vasconcelos de Oliveira Lima Instituto Nacional do Semiárido (INSA)
  • Francinalva Cordeiro de Sousa Universidade Federal de Campina Grande – UFCG
  • Luzia Marcia de Melo Silva Universidade Federal de Campina Grande – UFCG
  • Frederico Campos Pereira Instituto Federal da Paraíba, campus Picuí PB
  • Maristela de Fatima Simplicio Santana Instituto Nacional do Semiárido (INSA)

Abstract

O umbuzeiro é uma planta endêmica do semiárido Brasileiro que se adapta bem às intempéries que assolam a região, já a palma forrageira apesar de ser cultivada para alimentação animal, possui uma grande diversidade de usos e aplicações que revela sua versatilidade na indústria alimentícia. Diante do exposto objetivou-se desenvolver e analisar sensorialmente formulações de umbuzadas elaboradas com leite de vaca e leite de cabra, enriquecidas com a polpa obtida da palma forrageira para ser oferecida para crianças durante a merenda escolar. Os testes sensoriais foram realizados pela manhã, em duplicata com uma população de crianças constituída por 45 provadores não treinados em idade escolar, onde foi aplicado o teste de aceitação. As formulações analisadas microbiologicamente estavam adequadas para o consumo, uma vez que estavam de acordo com a legislação vigente. Para a preparação das formulações utilizadas nas análises sensoriais, a descrição matemática da modelagem de mistura foi realizada por meio do programa Statistic versão 5.0, assim como as análises dos dados. Houve preferência entre as formulações elaboradas com leite de vaca e polpa de umbu. A mistura leite de vaca, palma e umbu também foi bem aceita.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Anny Kelly Vasconcelos de Oliveira Lima, Instituto Nacional do Semiárido (INSA)

Eng. Agronoma. D. Sc. Pesquisadora Bolsista do Instituto Nacional do Semiárido (INSA). Francisco Lopes de Almeida S/N, Bairro Serrotão. CEP: 58434-700. Campina Grande PB.hhhvbhbhgMestranda em Engenharia Agrícola na Área de Processamento e Armazenamento de Produtos Agrícolas (Bolsista CNPq) - UFCG - PB

Published

11-09-2012

How to Cite

DE OLIVEIRA LIMA, A. K. V.; CORDEIRO DE SOUSA, F.; DE MELO SILVA, L. M.; CAMPOS PEREIRA, F.; SIMPLICIO SANTANA, M. de F. Utilização de umbuzadas formuladas com palma forrageira (Opuntia ficus indica Mill) na merenda escolar. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 7, n. 3, p. 68–72, 2012. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/1329. Acesso em: 19 apr. 2024.

Issue

Section

ARTICLES

Most read articles by the same author(s)

1 2 > >>