ORGANIC LOAD REMOVAL OF THE ORIGINATING FROM FISHFARMING SYSTEM FOR MOOR BRACHIARIA (Brachiaria subquadripara)

Authors

  • Giovanni de Oliveira Garcia Universidade Fedral do Espirito Santo
  • George H. Venturin Venturin UFES
  • Roberto Avelino Cecílio UFES
  • Aline Azevedo Nazário UFES

Abstract

Sistemas alagados contendo macrófitas aquáticas tornam-se uma alternativa de tratamento para efluentes oriundos de atividades agrícolas com a remoção e absorção bem como a retenção de materiais sólidos. Nesse contexto, o presente trabalho teve como objetivo avaliar a eficiência de remoção da carga orgânica pela espécie Brachiaria subquadripara em um sistema de rizipsicultura de uma propriedade rural localizada na sub-bacia do córrego Jaqueira, no município de Alegre, no estado do Espírito Santo. A remoção da carga orgânica presente na água oriunda do sistema de rizipsicultura foi avaliada coletando-se em quatro pontos ao longo do leito cultivado com a macrófita amostras de água que foram levadas ao laboratório para a determinação de coliformes fecais e totais, pH, temperatura, turbidez, condutividade, sólidos sedimentáveis e sólidos totais. Os resultados dos parâmetros das análises de água encontrados nos pontos de monitoramento evidenciam a potencialidade da macrófita Brachiaria subquadripara na remoção da carga orgânica em sistemas produtivos ecológicos de piscicultura e outras atividades agrícolas que geram efluentes poluentes.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Giovanni de Oliveira Garcia, Universidade Fedral do Espirito Santo

Possui GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA pela Universidade Federal do Espírito Santo (2001), MESTRADO (2003) E DOUTORADO (2006) EM ENGENHARIA AGRÍCOLA pela Universidade Federal de Viçosa. Concluiu o PÓS-DOUTORADO JUNIOR na Universidade Federal do Espírito Santo. Atualmente é Professor Adjunto I do Centro Universitário Norte do Espírito Santo da Universidade Federal do Espírito Santo. Tem experiência nas áreas de Agronomia e Engenharia Agrícola e Ambiental, onde atua nas seguintes linhas de pesquisa: TRATAMENTO E REÚSO AGRÍCOLA E FLORESTAL EFLUENTES AGROINDUSTRIAIS, QUALIDADE DA ÁGUA EM BACIAS HIDROGRAFICAS e ECOFISIOLOGIA DE ESTRESSES ABIÓTICOS EM AMBIENTES AGRÍCOLAS .

Published

08-02-2009

How to Cite

GARCIA, G. de O.; VENTURIN, G. H. V.; CECÍLIO, R. A.; NAZÁRIO, A. A. ORGANIC LOAD REMOVAL OF THE ORIGINATING FROM FISHFARMING SYSTEM FOR MOOR BRACHIARIA (Brachiaria subquadripara). Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 54–63, 2009. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/149. Acesso em: 28 apr. 2024.

Issue

Section

ARTICLES

Most read articles by the same author(s)