CHEMICAL CHARACTERISTICS OF A SOIL DEGRADED AFTER APPLICATION OF MUD OF SEWAGE SLUDGE

Authors

  • Giovanni de Oliveira Garcia Universidade Fedral do Espirito Santo
  • Ivo Zution Gonçalves Universidade Fedral do Espirito Santo
  • João Carlos Madalão Universidade Fedral do Espirito Santo
  • Aline Azevedo Nazário Universidade Fedral do Espirito Santo
  • Hanne Nippes Bragança Universidade Fedral do Espirito Santo

Keywords:

Biossólidos, Áreas degradadas

Abstract

Visando diminuir os efeitos danosos ao meio ambiente, este trabalho teve com o objetivo avaliar os efeitos da aplicação de lodo de esgoto doméstico na recuperação de um solo degradado. O experimento foi implantado e conduzido nos meses de agosto a outubro de 2007 no Núcleo de Estudos e de Difusão de Tecnologia em Floresta, Recursos Hídricos e Agricultura Sustentável em recipientes de 50 L preenchidos com um latossolo retirado de local em processo de degradação. Foi utilizado o delineamento inteiramente casualizado no esquema fatorial 5 × 5 (cinco tratamentos e cinco períodos de incubação) com quatro repetições. Os tratamentos foram constituídos com a aplicação de cinco doses de esgoto doméstico correspondentes a 0, 25, 50, 75 e 100 ton ha-1, por sua vez os períodos de incubação foram de 0, 20, 40, 60 e 80 dias. A cada dia de incubação correspondente foram coletadas amostras de solo de cada recipiente, a fim de se investigar os possíveis efeitos da aplicação do lodo de esgoto doméstico nas características químicas do mesmo. De acordo com os resultados obtidos a aplicação de doses crescentes de lodo de esgoto promoveram o aumento do pH nos teores de matéria orgânica, fósforo, potássio, sódio, cálcio CTC total e efetiva, soma de bases e diminuição dos valores de magnésio, alumínio e H+Al no solo e apesar de significativo, o período de incubação pouco afetou o comportamento das variáveis estudadas.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Giovanni de Oliveira Garcia, Universidade Fedral do Espirito Santo

Possui GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA pela Universidade Federal do Espírito Santo (2001), MESTRADO (2003) E DOUTORADO (2006) EM ENGENHARIA AGRÍCOLA pela Universidade Federal de Viçosa. Concluiu o PÓS-DOUTORADO JUNIOR na Universidade Federal do Espírito Santo. Atualmente é Professor Adjunto I do Centro Universitário Norte do Espírito Santo da Universidade Federal do Espírito Santo. Tem experiência nas áreas de Agronomia e Engenharia Agrícola e Ambiental, onde atua nas seguintes linhas de pesquisa: TRATAMENTO E REÚSO AGRÍCOLA E FLORESTAL EFLUENTES AGROINDUSTRIAIS, QUALIDADE DA ÁGUA EM BACIAS HIDROGRAFICAS e ECOFISIOLOGIA DE ESTRESSES ABIÓTICOS EM AMBIENTES AGRÍCOLAS .

Ivo Zution Gonçalves, Universidade Fedral do Espirito Santo

Graduando de Agronomia – CCAUFES – Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal Espírito Santo, Alto Universitário, Caixa Postal 16, CEP: 29.500-000, Alegre-ES

João Carlos Madalão, Universidade Fedral do Espirito Santo

Graduando de Agronomia – CCAUFES – Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal Espírito Santo, Alto Universitário, Caixa Postal 16, CEP: 29.500-000, Alegre-ES.

Aline Azevedo Nazário, Universidade Fedral do Espirito Santo

Graduando de Agronomia – CCAUFES – Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal Espírito Santo, Alto Universitário, Caixa Postal 16, CEP: 29.500-000, Alegre-ES

Hanne Nippes Bragança, Universidade Fedral do Espirito Santo

Eng. Agrônoma – CCAUFES – Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal Espírito Santo, Alto Universitário, Caixa Postal 16, CEP: 29.500-000, Alegre-ES. E-mail:

Published

21-03-2009

How to Cite

GARCIA, G. de O.; GONÇALVES, I. Z.; MADALÃO, J. C.; NAZÁRIO, A. A.; BRAGANÇA, H. N. CHEMICAL CHARACTERISTICS OF A SOIL DEGRADED AFTER APPLICATION OF MUD OF SEWAGE SLUDGE. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 01–12, 2009. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/164. Acesso em: 9 may. 2024.

Issue

Section

ARTICLES

Most read articles by the same author(s)