CHEMICAL CHARACTERISTICS OF A ULTISOL IRRIGATED WITH SALINE WATER

Authors

  • Giovanni de Oliveira Garcia Universidade Fedral do Espirito Santo
  • Roberto Avelino Cecílio UFES
  • Aline Azevedo Nazário UFES
  • João C. Madalão UFES
  • Ivo Z. Gonçalves UFES

Keywords:

Salinidade da água de irrigação, alterações químicas no solo, salinidade do solo.

Abstract

Os efeitos da irrigação com água salina sobre as características químicas de um Argissolo Vermelho Eutrófico cultivado com milho (Zea mays L.) foram avaliados em um experimento em lisímetros de drenagem, dentro de casa de vegetação, montado no delineamento inteiramente casualizado com sete tratamentos constituídos de um irrigado com água doce (sem lixiviação) e seis irrigados com água salina de 1,2 dS m-1 e frações de lixiviação de 40, 30, 20, 15, 10 e 5% da lâmina de irrigação aplicada e três repetições. Após a colheita foram retiradas de cada um dos 21 lisímetros, nas profundidades de 0-20, 20-40 e 40-60 cm, amostras de solo para a determinação de análises de rotina, matéria orgânica e a razão de adsorção de sódio. A aplicação de água salina comparativamente a água doce aumentou a disponibilidade de P, Na+ , Ca2+, os valores da SB, CTC efetiva, CTC total, PST, P–rem, RAS e MO seguidos da diminuição dos valores médios do pH e da disponibilidade de Mg2+. Por outro lado, com o aumento das frações de lixiviação houve a diminuição da disponibilidade de Na+ e a partir de 20% da fração de lixiviação, os valores da PST, Prem, RAS e CTC total também diminuíram.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Giovanni de Oliveira Garcia, Universidade Fedral do Espirito Santo

Possui GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA pela Universidade Federal do Espírito Santo (2001), MESTRADO (2003) E DOUTORADO (2006) EM ENGENHARIA AGRÍCOLA pela Universidade Federal de Viçosa. Concluiu o PÓS-DOUTORADO JUNIOR na Universidade Federal do Espírito Santo. Atualmente é Professor Adjunto I do Centro Universitário Norte do Espírito Santo da Universidade Federal do Espírito Santo. Tem experiência nas áreas de Agronomia e Engenharia Agrícola e Ambiental, onde atua nas seguintes linhas de pesquisa: TRATAMENTO E REÚSO AGRÍCOLA E FLORESTAL EFLUENTES AGROINDUSTRIAIS, QUALIDADE DA ÁGUA EM BACIAS HIDROGRAFICAS e ECOFISIOLOGIA DE ESTRESSES ABIÓTICOS EM AMBIENTES AGRÍCOLAS .

Downloads

Published

13-03-2009

How to Cite

GARCIA, G. de O.; CECÍLIO, R. A.; NAZÁRIO, A. A.; MADALÃO, J. C.; GONÇALVES, I. Z. CHEMICAL CHARACTERISTICS OF A ULTISOL IRRIGATED WITH SALINE WATER. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 103–113, 2009. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/156. Acesso em: 27 apr. 2024.

Issue

Section

ARTICLES

Most read articles by the same author(s)

Similar Articles

You may also start an advanced similarity search for this article.