CARACTERISTICIAS QUÍMICAS DE UM ARGISSOLO IRRIGADO COM ÁGUA SALINA

Autores

  • Giovanni de Oliveira Garcia Universidade Fedral do Espirito Santo
  • Roberto Avelino Cecílio UFES
  • Aline Azevedo Nazário UFES
  • João C. Madalão UFES
  • Ivo Z. Gonçalves UFES

Palavras-chave:

Salinidade da água de irrigação, alterações químicas no solo, salinidade do solo.

Resumo

Os efeitos da irrigação com água salina sobre as características químicas de um Argissolo Vermelho Eutrófico cultivado com milho (Zea mays L.) foram avaliados em um experimento em lisímetros de drenagem, dentro de casa de vegetação, montado no delineamento inteiramente casualizado com sete tratamentos constituídos de um irrigado com água doce (sem lixiviação) e seis irrigados com água salina de 1,2 dS m-1 e frações de lixiviação de 40, 30, 20, 15, 10 e 5% da lâmina de irrigação aplicada e três repetições. Após a colheita foram retiradas de cada um dos 21 lisímetros, nas profundidades de 0-20, 20-40 e 40-60 cm, amostras de solo para a determinação de análises de rotina, matéria orgânica e a razão de adsorção de sódio. A aplicação de água salina comparativamente a água doce aumentou a disponibilidade de P, Na+ , Ca2+, os valores da SB, CTC efetiva, CTC total, PST, P–rem, RAS e MO seguidos da diminuição dos valores médios do pH e da disponibilidade de Mg2+. Por outro lado, com o aumento das frações de lixiviação houve a diminuição da disponibilidade de Na+ e a partir de 20% da fração de lixiviação, os valores da PST, Prem, RAS e CTC total também diminuíram.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giovanni de Oliveira Garcia, Universidade Fedral do Espirito Santo

Possui GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA pela Universidade Federal do Espírito Santo (2001), MESTRADO (2003) E DOUTORADO (2006) EM ENGENHARIA AGRÍCOLA pela Universidade Federal de Viçosa. Concluiu o PÓS-DOUTORADO JUNIOR na Universidade Federal do Espírito Santo. Atualmente é Professor Adjunto I do Centro Universitário Norte do Espírito Santo da Universidade Federal do Espírito Santo. Tem experiência nas áreas de Agronomia e Engenharia Agrícola e Ambiental, onde atua nas seguintes linhas de pesquisa: TRATAMENTO E REÚSO AGRÍCOLA E FLORESTAL EFLUENTES AGROINDUSTRIAIS, QUALIDADE DA ÁGUA EM BACIAS HIDROGRAFICAS e ECOFISIOLOGIA DE ESTRESSES ABIÓTICOS EM AMBIENTES AGRÍCOLAS .

Downloads

Publicado

2009-03-13

Como Citar

GARCIA, G. de O.; CECÍLIO, R. A.; NAZÁRIO, A. A.; MADALÃO, J. C.; GONÇALVES, I. Z. CARACTERISTICIAS QUÍMICAS DE UM ARGISSOLO IRRIGADO COM ÁGUA SALINA. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 103–113, 2009. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/156. Acesso em: 11 maio. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.