Solos arenosos para Sistemas de integração lavoura-pecuária-floresta em Arez, Rio Grande do Norte

Authors

  • Pedro Luan Ferreira da Silva Universidade Federal da Paraíba http://orcid.org/0000-0001-5520-7920
  • Flávio Pereira de Oliveira Universidade Federal da Paraíba http://orcid.org/0000-0001-5419-9092
  • José Otávio de Moraes Borba Universidade Federal da Paraíba
  • Danillo Dutra Tavares Universidade Federal da Paraíba
  • André Julio do Amaral Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
  • Adriana Ferreira Martins Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.18378/rvads.v13i5.6246

Keywords:

Água disponível, Capacidade de campo, Condutividade Hidráulica, iLPF, Porosidade de aeração.

Abstract

O solo é um dos principais suportes para a produção agrícola e dele dependem os processos ambientais e a dinâmica de água no solo. A retenção de água como atributo limitante ao desenvolvimento dos vegetais está sendo seriamente comprometida pelo processo de degradação do solo em terras agrícolas, em função do padrão de manejo do solo, com baixa biodiversidade e alto grau de revolvimento pelas operações constantes de preparo do solo. O objetivo do presente estudo foi caracterizar atributos físico-hídricos de três perfis de solo no município de Arez, Rio Grande do Norte para subsidiar a implantação de sistemas conservacionistas envolvendo a integração lavoura, pecuária e floresta, em solos de textura arenosa. As amostras de solo com estrutura indeformada foram analisadas no Laboratório de Análises Físicas de Solo do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal da Paraíba, para a determinação das variáveis: capacidade de aeração do solo, teor de água na capacidade de campo, ponto de murcha permanente, água disponível, capacidade de água disponível, densidade do solo, porosidades (total; macro e microporosidade), condutividade hidráulica saturada, granulometria, argila dispersa em água e grau de floculação. A capacidade de água disponível do solo aumentou em profundidade e a capacidade de aeração do solo foi maior em superfície. A porosidade total em superfície favoreceu a taxa de infiltração e a densidade do solo aumentou em profundidade. Os atributos tiveram relação com a posição dos mesmos na paisagem, com maior retenção de água na encosta, em cotas inferiores.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Pedro Luan Ferreira da Silva, Universidade Federal da Paraíba

É graduando em Agronomia no Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal da Paraíba (Campus II/Areia - PB). Atualmente é bolsista de iniciação científica vinculado ao CNPq. Atua na área agronômica com ênfase em física do solo e indicadores físicos de qualidade do solo em sistemas integrados de produção, tais como: Integração-Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF) e Integração-Lavoura-Pecuária (iLP).

Flávio Pereira de Oliveira, Universidade Federal da Paraíba

Engenheiro Agrônomo pelo Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal da Paraíba (CCA/UFPB, 2004), Mestre em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela Universidade Federal de Lavras (UFLA, 2006) e Doutor em Ciência do Solo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 2010). É professor Adjunto do Departamento de Solos e Engenharia Rural do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal da Paraíba (DSER/CCA/UFPB), responsável pelas disciplinas de Física do Solo e Manejo Ecológico do Solo. É professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo (PPGCS/UFPB) e participa da orientação de estudantes e leciona a disciplina Física do Solo. Atualmente é Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo do CCA/UFPB e Chefe do Laboratório de Física do Solo do Setor de Ciência do Solo do DSER/CCA/UFPB. Tem atuação na área de Ensino e Pesquisa, com ênfase nos seguintes temas: Atributos físicos do solo; Modelagem do Escoamento Superficial e da Erosão Hídrica; Tolerância de Perdas por Erosão Hídrica; Perdas de Solo, Água e Nutrientes e Potencial Erosivo da Chuva

José Otávio de Moraes Borba, Universidade Federal da Paraíba

Graduando em Agronomia no Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal da Paraíba, Areia, Paraíba

Danillo Dutra Tavares, Universidade Federal da Paraíba

Engenheiro Agrônomo formado pelo Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal da Paraíba (Campus II - CCA - UFPB). Atualmente Mestrando no Programa de Pós-graduação em Ciência do Solo. Atua na Área Agronômica com ênfase em: Física do Solo (Estabilidade de Agregados, Erosão, Chuvas Simuladas e Indicadores de Qualidade Física do Solo).

André Julio do Amaral, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária

Possui graduação em AGRONOMIA pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2003), Mestrado em Manejo do Solo pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2006). Doutorado em CIÊNCIA DO SOLO - Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2010). Pesquisador A na área de sistemas de produção sustentáveis: manejo e conservação do solo e da água EMBRAPA SOLOS / UEP-Recife. Atualmente exerce a função de Coordenador Técnico da EMBRAPA SOLOS / UEP-Recife. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em uso, manejo e conservação do solo e planejamento de uso das terras, atuando principalmente nos seguintes temas: aptidão agrícola das terras, zoneamento agroecológico, zoneamento pedoclimático para culturas agrícolas, estudo de propriedades físicas e químicas do solo em ambientes contrastantes, métodos de preparo do solo, manejo conservacionista e sistemas integrados de produção agrícola

Adriana Ferreira Martins, Universidade Federal da Paraíba

Graduação em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS, 2001). Especialização em Diagnóstico Genético e Molecular pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA, 2006). Mestrado em Ciência do Solo, com ênfase em Microbiologia e Bioquímica do Solo, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 2010). Doutorado em Ciência do Solo, com ênfase em Ciclos Biogeoquímicos, pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB, 2015). Atualmente, Bolsista PNPD/Capes - Recém-doutora, pela Universidade Federal da Paraíba.Tem experiência na área de Ciência do Solo, com ênfase em Microbiologia e Bioquímica do Solo e Ciclos Biogeoquímicos, atuando principalmente nos seguintes temas: Fixação biológica do nitrogênio, Biomassa e atividade microbiana do solo, Diversidade funcional, Genética e Biologia Molecular de Organismos, Qualidade do solo; na área de Ensino atuando em Ciências, Biologia, Educação Ambiental, Manejo Ecológico do Solo, Microbiologia Geral, Micologia e Bacteriologia Geral.

References

ALBUQUERQUE, A. W.; LOMBARDI NETO, F.; SRINIVASAN, V. S. Efeito do desmatamento da caatinga sobre as perdas de solo e água em um Luvissolo de Sumé (PB). Revista Brasileira de Ciência do Solo, 25: 121-128, 2001.

ANDRADE, R. S.; STONE, L. F. Índice S como indicador da qualidade física de solos do Cerrado brasileiro. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, v. 13, n. 4, p. 382-388, 2009.

ARCOVERDE, S. N. S.; SALVIANO, A. M.; OLSZEVSKI, N; MELO, S. B.; CUNHA, T. J. F.; GIONGO, V.; PEREIRA, J. S. Qualidade física de solos em uso agrícola na região semiárida do estado da Bahia. Revista Brasileira de Ciência do Solo, 39: 1473-1452, 2015.

ASSIS, P. C. R.; STONE, L. F.; MEDEIROS, J. C.; MADARI, B. E.; OLIVEIRA, J. M.; WRUCK, F. S. Atributos físicos do solo em sistemas de integração Lavoura-Pecuária-Floresta. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, v. 19, n. 4, p. 309-316, 2015.

BALBINO, L. C.; CORDEIRO, L. A. M.; SILVA, V. P.; MORAES, A.; MARTINEZ, G. B.; ALVARENGA, R. C.; KICHEL, A. N.; FONTANELI, R. S.; SANTOS, H. P.; FRANCHINI, J. C.; GALERANI, P. R. Evolução tecnológica e arranjos produtivos de sistemas de integração lavoura-pecuária-floresta no Brasil. Pesquisa Agropecuária Brasileira, v.46, n.10, p.1-12, 2011.

BRAGA, F. V. A.; REICHERT, J. M.; MENTGES, M. I.; VOGELMANN, E. S. T.; PADRÓN, R. A. R. Propriedades mecânicas e permeabilidade ao ar em topossequência Argissolo-Gleissolo: variação no perfil e efeito de compressão. Revista Brasileira de Ciência do Solo, v.39, p.1025-1035, 2015.

CLMATE-DATA.ORG. Clima de Arez-RN. Disponível em: <https://pt.climate-data.org/location/42741/>. Acesso em: 27 dez. 2017.

DINIZ, M. T. M.; ARAÚJO, F. H. R.; MEDEIROS, J. R. Geografia física do Rio Grande do Norte em atividade de campo: aspectos fisiográficos e de ocupação humana. Revista Ensino de Geografia, v.5, n.9, p. 185-196, 2014.

DONAGEMA, G. K.; FREITAS, P. L; BALIEIRO, F. C.; FONTANA, A.; SPERA, S. T.; LUMBRERAS, J. F.; VIANA, J. H. M.; ARAÚJO FILHO, J. C.; SANTOS, F. C.; ALBUQUERQUE, M. R.; MACEDO, M. C. M.; TEIXEIRA, R. C.; AMARAL, A. J.; BORTOLON, E.; BORTOLON, L. Caracterização, potencial agrícola e perspectivas de manejo de solos leves no Brasil. Pesquisa Agropecuária Brasileira, v.51, n.9, p. 1003-1020, 2016.

FIDALSKI, J.; TORMENA, C. A.; ALVES, S. J.; AULER, P. A. M. Influência das frações de areia na retenção e disponibilidade de água em solos das formações Caiuá e Paranavaí. Revista Brasileira de Ciência do Solo, v. 37, p.613-621, 2013.

GALINDO, I. C. L. RIBEIRO, M. R.; SANTOS, M. F. A. V.; LIMA, J. F. W. F.; FERREIRA, R. F. A. L. Relações solo-vegetação em áreas sob processo de desertificação no município de Jataúba-PE. Revista Brasileira de Ciência do Solo, v. 32, p.1233-1296, 2008.

GASPARETTO, E. C.; BARIDA, J. A.; CARNEIRO, M.; SCARIOT, J. J.; TABOLKA, C. L. Grau de floculação da argila de um Latossolo Vermelho utilizado com lavoura e mata nativa. Synergismus Scyentifica, v. 04, p.1-3, 2007.

GAZOLLA, P. R.; GUARESCHI, R. F.; PERIN, A.; PEREIRA, M. G.; ROSSI, C. Q. Frações de matéria orgânica do solo sob pastagem, sistema plantio direto e integração lavoura-pecuária. Semina: Ciências Agrárias, v.36, n.2, p. 693-704, 2015.

IBGE. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Panorama: Arês – RN. Disponível em: <https://cidades.ibge.gov.br/brasil/rn/ares/panorama>. Acesso em: 27 dez. 2017.

KLEIN, V. A.; VIREIRA, M. L.; DURIGON, F. F.; MASSING, J. P.; FÁVERO, F. Air-filled porosity in Latosol and wheat grain yield under no-tillage chiseled. Ciência Rural, v. 38, n. 2, p. 365-371, 2008.

KLEIN, V. A.; LIBARDI, P. L. Densidade e distribuição do diâmetro de poros de um Latossolo Vermelho, sob diferentes sistemas de uso e manejo. Revista Brasileira de Ciência do Solo, v. 26, p.857-867, 2002.

KLEIN, V. A.; VIEIRA, M. L.; DURIGON, F. F.; MASSING, J. P.; FÁVERO, F. Porosidade de aeração de um Latossolo Vermelho e rendimento de trigo em plantio direto escarificado. Ciência Rural, v.14, n.1, p. 365-371, 2015.

LOSS, A.; RIBEIRO, E. C.; PEREIRA, M. G.; COSTA, E. M. Atributos físicos e químicos do solo em sistemas de consórcio e sucessão de lavoura, pastagem e silvipastoril em Santa Teresa, ES. Bioscience Journal, v. 30, n. 5, p. 1347-1357, 2014.

LUCAS, A. A. T.; FRIZZONE, J. A.; COELHO FILHO, M. A. Características de distribuição radicular de maracujazeiro sob fertirrigação. Irriga, v. 17, n. 2, p. 245-801, 2002.

MELO, M. L. A. ARAÚJO, G. S. S.; GUIMARÃES, E. V.; SILVA, B. M.; CAIXETA, S. P. Resistência do solo a penetração em pasto de Capim-Tifton 85 sob irrigação e adubação nitrogenada. Enciclopédia Biosfera, v.14, n. 25, p. 1145-1158, 2016.

MOTA, J. C. A.; ALENCAR, T. C.; ASSIS JÚNIOR, R. N. Alterações físicas de um Cambissolo cultivado com bananeira irrigada na capada do Apodi. Revista Brasileira de Ciência do Solo, v. 39, p.1015-1024, 2015.

OLIVEIRA, H. L. M. Manejo de solo arenoso com aporte de matéria orgânica. Pioneer sementes. Disponível em: <http://www.pioneersementes.com.br/blog/107/manejo-de-solo-arenoso-com-aporte-de-materia-organica>. Acesso em: 29 dez. 2017.

PARAHYBA, R. B. V. SILVA, F. H. B. B.; SILVA, M. S. L.; ROLIM NETO, F. C.; MENDES, H. C. M. Retenção de água em solos arenosos em Petrolândia-PE. In: XVIII Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do solo e Água, Teresina, Anais... 2010. p. 1-5.

PEZARICO, C. R.; VITORINO, A. C. T.; MERCANTE, F. M.; DANIEL, O. Indicadores de qualidade do solo em sistemas agroflorestais. Revista de Ciências Agrárias, v.56, n.1, p 40-47. 2013.

PRADO, R. M.; NATALE, W. Alterações na granulometria, grau de floculação e propriedades químicas de um Latossolo Vermelho distrófico, sob plantio direto e reflorestamento. Acta Scientiarum. Agronomy, v.25, n.1, p. 45-52, 2003.

REICHARDT, K.; TIMM, L. C. Água e sustentabilidade no sistema solo-planta-atmosfera. 1. ed. Barueri: Manole, 2016. 229p.

REICHERT, J. M.; REINERT, D. J.; BRAIDA, J. A. Qualidade dos solos e sustentabilidade de sistemas agrícolas. Ciência e Ambiente, v. 27, p.29-48, 2003.

REICHERT, J. M.; SUZUKI, L. E. A. S.; REINERT, D. J. Compactação do solo em sistemas agropecuários e florestais: identificação, efeitos, limites críticos e mitigação. Tópicos Especiais em Ciência do Solo, v.5, p.49-134, 2007.

RESENDE, T, M.; MORAES, E. R.; FRANCO, F. O.; ARRUDA, E. M.; ARAÚJO, J. R.; SANTOS, D. S.; BORGES, E. N.; RIBEIRO, B. T. Avaliação física do solo em áreas sob diferentes usos com adição de dejetos animais no bioma cerrado. Bioscience Journal, v.28, n.1, p. 179-184, 2012.

REYNOLDS, W. D.; BOWMAN, B. T.; DRURY, C. F.; TAN, C. S.; LU, X. Indicators of good soil physical quality: Density and storage parameters. Geoderma, v.110, p.131-146, 2002.

RIBEIRO, K. D.; MENEZES, S. M.; MESQUITA, M. G. B. F.; SAMPAIO, F. M. T. Propriedades físicas do solo, influenciadas pela distribuição de poros, de seis classes de solos da região de Lavras-MG. Ciência e Agrotecnologia, v.31, n.4, p. 1167-1175, 2007.

TEIXEIRA, P. C.; DONAGEMMA, G. K.; FONTANA, A.; TEIXEIRA, W. G. Manual de métodos de análise de solos.3.ed. Rio de Janeiro: Embrapa Solos. 2017. 573p.

SALES, L. E. O.; CARNEIRO, M. A. C.; SEVERIANO, E. C.; OLIVEIRA, G. C.; FERREIRA, M. M.Qualidade física de um Neossolo Quartzarênico submetido a diferentes sistemas de uso agrícola. Ciência e Agrotecnologia, v.34, n.3, p. 667-674, 2010.

SANTOS, L. N. S.; PASSOS, R. R.; SILVA, L. V. M.; OLIVEIRA, P. P.; GARCIA, G. O.; CECÍLIO, R. A. Avaliação de alguns atributos físicos de um Latossolo Vermelho-amarelo sob diferentes coberturas vegetais. Bioscience Journal, v.26, p.940-947, 2010.

SILVA, É. A.; BENEVENUTE, P. A. N.; MELO, L. B. B. Qualidade física de um Latossolo estimada por estudos de curvas de retenção de água, indicadores de fácil determinação e “índice s”. Tecnologia & Ciência Agropecuária, v. 11, n. 4, p. 49-54, 2017.

SOUZA, B. I.; ARTIGAS, R. C.; LIMA, E. R. V. Caatinga e desertificação. Mercator, v.14, n.1, p. 131-150, 2015.

SOUZA, B. I.; MARTINS, V. L. Infiltração da água em solos de zona semiárida e sua relação com os processos de desertificação. Boletim Gaúcho de Geografia, v. 39, p.25-40, 2012.

STONE, L. F.; SILVEIRA, P. M. Efeitos do sistema de preparo e da rotação de culturas na porosidade e densidade do solo. Revista Brasileira de Ciência do Solo, v.25, n.2, p.395-401, 2001.

TORMENA. C. A. BARBOSA, M. C.; COSTA, A. C. S.; GONÇALVES, A. C. A. Densidade, porosidade e resistência à penetração em Latossolo cultivado sob diferentes sistemas de preparo do solo. Scientia Agricola, v. 59, n. 4, p. 795-801, 2002.

VICENTE, T. F. S. PEDROSA, E. M. R.; ROLIM, M. M.; OLIVEIRA, V. S.; OLIVEIRA, A. K. S.; SOUZA, A. M. P. L. Relações dos atributos do solo e estabilidade de agregados em canaviais com ou sem vinhaça. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, v. 16, n. 11, p. 1215-1222, 2012.

WOHLENBERG, E. V.; REICHERT, J. M.; REINERT, D. J.; BLUME, E. Dinâmica da agregação de um solo franco arenoso em cinco sistemas de culturas em rotação e sucessão. Revista Brasileira de Ciência do Solo, v. 28, p.891-900, 2004.

Published

01-12-2018

How to Cite

SILVA, P. L. F. da; OLIVEIRA, F. P. de; BORBA, J. O. de M.; TAVARES, D. D.; AMARAL, A. J. do; MARTINS, A. F. Solos arenosos para Sistemas de integração lavoura-pecuária-floresta em Arez, Rio Grande do Norte. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 13, n. 5, p. 581–589, 2018. DOI: 10.18378/rvads.v13i5.6246. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/6246. Acesso em: 28 mar. 2024.

Issue

Section

ARTIGOS DE EVENTOS