Comportamento defensivo de abelhas africanizadas na Fazenda Experimental-UFERSA, Mossoró-RN, Brasil.

Authors

  • Armando Ferreira da Silva SEBRAE
  • Daniel Santiago Pereira Instituto Federal de Educação, Ciencia e Tecnologia do Rio Grande do NorteComportamento defensivo de abelhas africanizadas na Fazenda Experimental-UFERSA, Mossoró-RN, Brasil.
  • Charle da Silva Paiva UFERSA
  • Raimundo Maciel de Souza IFCE
  • Patricio Borges Maracajá

Abstract

O objetivo do trabalho foi avaliar o nível de agressividade de abelhas africanizadas em função à perseguição e ao número de ferroadas. A pesquisa foi realizada em apiários da Fazenda Experimental Rafael Fernandes, UFERSA, Mossoró-RN. Para os tratamentos foram utilizados 40 colônias de Apis melifera, cada colméia representou uma repetição sendo escolhida aleatoriamente. Os testes de agressividade foram realizados durante 03 dias do mês de abril de 2008 (período chuvoso), iniciando a coleta de dados a partir das 10:00 da manha. A agressividade foi testada pelo método de Stort, (1974), observando o tempo para a primeira ferroada, distância que as abelhas perseguem o observador e o número de ferrões deixados no alvo em 60 segundos, usando uma pedaço de camurça de 2x2 cm de cor azul. Foi observado que as abelhas, em média, começaram a ferroar com 1,75 segundos, perseguiram o pesquisador por 652,47 metros, e deixaram 61,5 ferrões em cada tecido de camurça.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Armando Ferreira da Silva, SEBRAE

Eng.° Agrônomo, Mestre em Ciência Animal. Extensionista do Programa SEBRAETEC / SEBRAE – Pará e Rio Grande do Norte.

Daniel Santiago Pereira, Instituto Federal de Educação, Ciencia e Tecnologia do Rio Grande do NorteComportamento defensivo de abelhas africanizadas na Fazenda Experimental-UFERSA, Mossoró-RN, Brasil.

Possui curso Técnico em Agropecuária pela EAFI - CE (1999), graduação em Agronomia pela UFERSA - RN (2006), e esta cursando o Doutorado em Ciência Anilmal UFERSA(2011-2015). Atuou como Consultor em apicultura e Assessor Técnico e Ciêntifico de Projetos Agropecuários - Fundação Guimarães Duque (2005-2008). Foi Trainee na Hawaiian Queen Co. (Hawaii / EUA 2008-2009). Trabalhou com extensão rural, em atendimentos a agricultores familiares de assentamentos rurais do programa de ATES do INCRA, e no Instituto Agropolos incluso na rede de ATER do Ceará como assessor regional de apicultura (2009-2011). Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Insetos Úteis, atuando principalmente nos seguintes temas: apicultura, meliponicultura, colmeias racionais, melhoramento genético, rainhas, geleia real, polinização.

Raimundo Maciel de Souza, IFCE

Eng.º Agrônomo, D.Sc. Professor Efetivo EBTT (Ensino Básico Técnico e Tecnológico), IFCE -  Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Campus Limoeiro do Norte-CE, Brasil 

Patricio Borges Maracajá

Engenheiro Agrônomo, D.Sc. Professor Titular UFCG – Universidade Federal de Campina Grande, Pombal-PB, Brasil. 

Published

29-04-2013

How to Cite

SILVA, A. F. da; PEREIRA, D. S.; PAIVA, C. da S.; SOUZA, R. M. de; MARACAJÁ, P. B. Comportamento defensivo de abelhas africanizadas na Fazenda Experimental-UFERSA, Mossoró-RN, Brasil. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 7, n. 5, p. 63–72, 2013. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/1776. Acesso em: 19 apr. 2024.

Most read articles by the same author(s)

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>