Parâmetros Químicos, Físicos e Físico-químicos de Resíduos da Manga

  • Danielle Martins Lemos UFCG

Abstract

 Resumo – A manga é uma fruta tropical utilizada na indústria de processamento de alimentos onde, na maioria das vezes faz-se uso da polpa e descarte dos resíduos que poderiam ser adequados a dieta humana devido à sua composição nutricional. Objetivou-se com este trabalho a avaliação química, física e físico-química das fibras e cascas da manga cv. Haden. Os resíduos foram obtidos a partir do processamento da manga descascada em uma despolpadeira semi-profissional para posterior determinação de cor, teor de sólidos solúveis totais, pH, acidez total titulável, teor de água, açúcares totais e cinzas. Os resultados coletados para cascas e fibras foram respectivamente, pH, 4,46  e 4,34; °Brix, 14,33 e 10; acidez titulável, 0,09 e 0,28%; cinzas, 0,65 e 0,44%; teor de água, 79,56 e 84,81%; açúcar redutor, 6,14 e 3,44%; atividade de água (aw), 0,99 para ambos; além da determinação de cor, a qual constatou que para luminosidade (L*) as fibras apresentaram coloração mais clara; para parâmetros a* e b* ambas estavam dentro da escala da intensidade de vermelho (+a*) e amarelo (+b*). Observou-se que as amostras possuíam caráter ácido, valores consideráveis de nutrientes e coloração atrativa ao consumidor.

 

Palavras-chave: caracterização, cascas, fibras, fruta.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Danielle Martins Lemos, UFCG
Graduada em Tecnologia de Alimentos, Mestranda em Engenharia Agrícola na linha de pesquisa em Armazenamento e Processamento pela UFCG - Campina Grande/PB.
Published
2013-05-31
How to Cite
LEMOS, D. M. Parâmetros Químicos, Físicos e Físico-químicos de Resíduos da Manga. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, v. 8, n. 2, p. 01 - 03, 31 May 2013.
Section
Technical Note