Avaliação físico-química de um blend de laranja tangor ‘Ortanique’ e beterraba

Authors

  • Danielle Martins Lemos UFCG
  • Rossana M. F. Figueiredo UFCG
  • Alexandre J. M. Queiroz UFCG
  • Shirlyanne Ferreira da Silva UFCG
  • Josileide Carmem Belo de Lima UFCG

Abstract

Polpas de frutas podem ser utilizadas para elaboração de blends com características diferentes das matérias-primas originais, tendo por objetivo a melhoria das características sensoriais e nutricionais dos componentes isolados ou apenas a criação de novos produtos, cuja principal característica seja a diferenciação em relação aos produtos obtidos na natureza. Este trabalho foi realizado como o objetivo de se avaliar as características químicas e físico-químicas de blends elaborados a partir de polpa de tangor “Ortanique” e polpa de beterraba, com diferentes proporções de cada polpa. Os blends foram caracterizados quanto ao pH, o teor de sólidos solúveis totais, acidez total titulável, cinzas, teor de água, açúcares redutores, açúcares totais, açúcares não redutores e cor. A partir dos resultados obtidos observou-se que os blends de tangor e beterraba resultaram em amostras mais escuras com a elevação do teor de polpa de beterraba. O aumento na proporção de polpa de beterraba influenciou o pH, a acidez total titulável, o teor de água e os açúcares redutores. Aumentou com maior intensidade o teor de cinzas, os açúcares totais, os açúcares não redutores e o índice intensidade de vermelho, e reduziu a luminosidade.

Palavras chave: hortaliças, frutas, Beta vulgaris, citrus

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Danielle Martins Lemos, UFCG

Graduada em Tecnologia de Alimentos, Mestranda em Engenharia Agrícola na linha de pesquisa em Armazenamento e Processamento pela UFCG - Campina Grande/PB.

Published

30-10-2013

How to Cite

LEMOS, D. M.; FIGUEIREDO, R. M. F.; QUEIROZ, A. J. M.; DA SILVA, S. F.; DE LIMA, J. C. B. Avaliação físico-química de um blend de laranja tangor ‘Ortanique’ e beterraba. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 8, n. 3, p. 207–2011, 2013. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/2229. Acesso em: 18 apr. 2024.

Issue

Section

ARTICLES

Most read articles by the same author(s)