ANÁLISE QUÍMICA DA FORMULAÇÃO DE HAMBÚRGUER ENRIQUECIDO COM FIBRAS DA CASCA DE MELANCIA DESIDRATADAS

Authors

  • Elisabete Pianco de Sousa Universidade Federal de Campina Grande - UFCG
  • Edna Mori
  • Danielle Martins Lemos
  • Francinalva Cordeiro de Sousa
  • Luzia Marcia de Melo Silva

Abstract

O aproveitamento das cascas de frutas além de enriquecer a dieta, contribui para minimizar o desperdício de alimentos. Por isso a necessidade de elaborar produtos, que sejam capazes de aumentar a disponibilidade de nutrientes. Objetivou-se verificar a composição química da formulação de hambúrguer com carne bovina e proteína de soja texturizada enriquecido com fibras de casca de melancia desidratada, o qual foi elaborado no Laboratório de Processamento de Alimentos de Faculdade de Tecnologia– FATEC-Cariri e submetido a análises de composição centesimal no Laboratório de Bromatologia e em triplicata segundo Instituto Adollfo Lutz (BRASIL , 2005). Os resultados obtidos foram: Umidade (72,31 ± 0,23)%, Cinzas (3,50 ± 0,08)%, Proteínas (21,6 ± 0,09)%, Lipídios (0,13 ± 0,69)%, fibras (1,76 ± 0,41)%, fósforo(0,24 ± 0,01)%, ferro (0,09 ± 0,33)%. Os resultados deste estudo confirmam a viabilidade do produto, pois se apresentou elevado teor de fibra, proteína e baixo teor de umidade e lipídeos.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Elisabete Pianco de Sousa, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

Mestranda em Engenharia Agrícola na Área de Processamento e Armazenamento de Produtos Agrícolas (Bolsista CNPq) - UFCG - PB

Published

03-03-2012

How to Cite

SOUSA, E. P. de; MORI, E.; LEMOS, D. M.; SOUSA, F. C. de; SILVA, L. M. de M. ANÁLISE QUÍMICA DA FORMULAÇÃO DE HAMBÚRGUER ENRIQUECIDO COM FIBRAS DA CASCA DE MELANCIA DESIDRATADAS. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 96–101, 2012. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/1049. Acesso em: 29 mar. 2024.

Issue

Section

ARTICLES

Most read articles by the same author(s)

1 2 3 > >>