Dados biológicos de Zabrotes subfasciatus (Bohemann, 1833) (Coleoptera: Bruchidae) em dois genótipos de Phaseolus vulgaris L.

Authors

  • Juliana Ferreira da Silva UEPB
  • Bruno Adelino de Melo UFCG
  • Delzuite Teles Leite UFCG
  • Francisco de Assis Cardoso Almeida UFPB
  • Elvira Bezerra Pessoa UEPB

Abstract

Após a colheita, o feijão pode perder sua qualidade rapidamente se armazenado de forma incorreta, especialmente devido ao surgimento de insetos. Esses insetos são responsáveis por reduzir a germinação, vigor, redução do valor nutricional das sementes, entre outros prejuízos. Dentre as pragas que atacam as sementes de feijão durante o armazenamento, destaca-se o Zabrotes subfasciatus (caruncho-do-feijão).Os grãos de feijão (Phaseolus vulgaris L.) utilizados no bioensaio foram o Preto e o Azulado. Foram selecionadas 100 sementes de cada genótipo e colocadas em placas de petri, onde foram liberados 20 casais para cada genótipo, para que pudessem ovipositar. Os insetos foram retirandos após 24 horas. Das 100 sementes utilizadas, selecionou-se 50 de cada genótipo que possuíam apenas um ovo. Essas sementes foram individualizadas em tubos criogênicos de 2,5 mL com tampa, e avaliou-se a porcentagem de emergência, peso de machos, peso de fêmeas e razão sexual. Os dados foram submetidos à Análise de Variância pelo test F (P ≤ 0,05) e quando necessário, as médias foram comparadas pelo teste de Tukey (P ≤ 0,05). Mediante os resultados não foi observada diferença estatística entre os genótipos para as variáveis estudadas. Contudo, se comparado com a literatura, os genótipos causaram reduções expressivas em todas as variáveis estudadas.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

18-09-2013

How to Cite

DA SILVA, J. F.; DE MELO, B. A.; LEITE, D. T.; ALMEIDA, F. de A. C.; PESSOA, E. B. Dados biológicos de Zabrotes subfasciatus (Bohemann, 1833) (Coleoptera: Bruchidae) em dois genótipos de Phaseolus vulgaris L. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 8, n. 3, p. 06–09, 2013. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/2242. Acesso em: 24 apr. 2024.

Issue

Section

ARTICLES

Most read articles by the same author(s)

1 2 > >>