Bioatividade do extrato de Momordica charantia L. sobre Sitophilus zeamais Motschulsky 1885 (Coleoptera: Curculionidae)

Authors

  • Juliana Ferreira da Silva
  • Bruno Adelino de Melo
  • Elvira Bezerra Pessoa
  • Francisco de Assis Cardoso Almeida
  • Josivanda Palmeira Gomes

Abstract

Dentre as pragas do milho armazenado, Sitophilus zeamais é considerada a principal e seu controle é realizado frequentemente com produtos químicos, ocasionando intoxicação ao homem, animais e meio ambiente. Atualmente, o uso de plantas com propriedades inseticidas tem sido largamente estudado contra essa e outras pragas. Diante o exposto, objetivou-se com este trabalho investigar a atividade inseticida do extrato hidroalcóolico de Momordica charantia L. contra S. zeamais. O experimento foi realizado no Laboratório de Análise de Sementes, da Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, Paraíba, sob condições não controladas de temperatura, umidade relativa e fotoperíodo. Os insetos foram submetidos diretamente ao extrato de M. charantia nas doses 0,0; 2,0; 4,0; 6,0; 8,0 e 10,0 mL, por meio de nebulização, utilizando-se para isso a torre de Potter. A avaliação se deu 24 horas após a aplicação do extrato, registrando-se o número de insetos mortos em cada tratamento, transformando em porcentagem (mortalidade). O experimento foi organizado segundo o delineamento inteiramente casualizado. Os dados foram submetidos à análise de variância e regressão a 5% de probabilidade. A mortalidade ainda foi corrigida pelo método de Abbott (1925). O extrato hidroalcóolico de M. charantia mostrou atividade inseticida contra S. zeamais com mortalidades variando de 6,0 a 100,0%.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Juliana Ferreira da Silva

Técnico Agricola,Professor/Pesquisador, Graduação em Licenciatura Plena em Geografia, Especialização em Geo Politica e Historia. Mestrando em Sistemas Agroindustriais na UFCG campos de Pombal - PB.   

Published

17-10-2012

How to Cite

SILVA, J. F. da; MELO, B. A. de; PESSOA, E. B.; ALMEIDA, F. de A. C.; GOMES, J. P. Bioatividade do extrato de Momordica charantia L. sobre Sitophilus zeamais Motschulsky 1885 (Coleoptera: Curculionidae). Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 179–183, 2012. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/1375. Acesso em: 28 apr. 2024.

Issue

Section

ARTICLES

Most read articles by the same author(s)

1 2 > >>