Vermicompostos como substrato na produção de mudas de tomate (Lycopersicon esculentum) e couve-folha (Brassica oleracea var. acephala)

Authors

  • Luiz Leonardo Ferreira Universidade Federal Rural do Semi-árido
  • Antonio Ewerton da Silva Almeida UFERSA
  • Lucas Ramos da Costa UFERSA
  • José Francismar de Medeiros
  • Vania Christina Nascimento Porto UFERSA

Abstract

Com o desenvolvimento tecnológico e da pesquisa nas cadeias produtivas de hortaliças surgiram novas técnicas e metodologias para o cultivo de mudas, passando de canteiros no solo para produção em recipientes, porém, outro requisito importante é a utilização de substrato. Sendo assim, objetivou-se com a pesquisa avaliar o comportamento das mudas de tomate e couve-folha em diferentes combinações de vermicompostos. O ensaio foi realizado na propriedade rural Hortvida, localizada no município de Governador Dix-sept Rosado – RN. Foi utilizado o delineamento inteiramente casualizado com 20 tratamentos, correspondentes aos substratos a base de esterco bovino (EBO) e esterco de pequenos ruminantes (EPR) em diferentes proporções, sendo eles: 10% de esterco bovino (10EBO) e 90% de esterco de pequenos ruminantes (90EPR) = (10EBO+90PR); 20BO+80PR; 30BO+70PR; 40BO+60PR; 50BO+50PR; 70BO+30PR; 80BO+20EPR; 90BO+10PR; 100BO; e 100PR, sendo estes substratos submetidos à produção de mudas de duas espécies: tomate e couve-folha, com 4 repetições. Decorridos 25 dias após a semeadura, as seguintes características foram avaliadas: número de folhas por planta, altura de plântula, diâmetro do coleto, comprimento da folha, largura da folha, peso da massa fresca da plântula e o peso da massa seca da plântula. Em todos os aspectos avaliados o vermicomposto formado pela constituição de 30% de esterco bovino e 70% de esterco de pequenos ruminantes (30EBO+70EPR), foi o que apresentou melhor desempenho dentre os demais, quando avaliado nos caracteres estudados para as mudas de tomate e couve-folha.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Luiz Leonardo Ferreira, Universidade Federal Rural do Semi-árido

Doutorando em Fitotecnia

Antonio Ewerton da Silva Almeida, UFERSA

Mestre em Manejo do Solo e Água

Lucas Ramos da Costa, UFERSA

Mestrando em Manejo do Solo e Água

José Francismar de Medeiros

Docente UFERSA

Vania Christina Nascimento Porto, UFERSA

Docente UFERSA

Published

16-07-2014

How to Cite

FERREIRA, L. L.; ALMEIDA, A. E. da S.; DA COSTA, L. R.; DE MEDEIROS, J. F.; PORTO, V. C. N. Vermicompostos como substrato na produção de mudas de tomate (Lycopersicon esculentum) e couve-folha (Brassica oleracea var. acephala). Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 256–263, 2014. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/2782. Acesso em: 25 apr. 2024.

Issue

Section

ARTICLES

Most read articles by the same author(s)

1 2 > >>