Correlação entre acúmulo de massa seca e conteúdo de nutriente na melancia cv. ‘olímpia’ sob ótimas condições de adubação nitrogenada e fosfatada

Authors

  • Max Venicius Teixeira da Silva Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Sérgio Weine Paulino chaves Universidade Federal Rural do Semi-Árido
  • Fabiano Luiz de Oliveira Universidade Federal Rural do Semi-Árido
  • Marcelo Sobreira de Sousa Universidade Federal Rural do Semi-Árido
  • José Francismar de Medeiros Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Abstract

As curvas de absorção de nutrientes determinadas para algumas espécies de cucurbitáceas têm mostrado comportamento bem semelhante, onde o acúmulo de nutrientes segue o mesmo padrão da curva de acúmulo de massa seca. O Presente trabalho teve como objetivo avaliar a correlação entre massa e o conteúdo de nutrientes na melancia cv ‘Olímpia’. O trabalho foi conduzido no delineamento experimental em blocos casualizados num arranjo fatorial com cultivo em faixa 4 x 4  em três repetições. Os tratamentos do fatorial consistiram na combinação de quatro doses de nitrogênio e quatro de fósforo, via fertirrigação. Para o estudo de correlação entre massa seca e conteúdo de nutrientes, foi selecionado o tratamento que corresponde às doses de N e P adotadas pelos produtores da região. Verificou-se uma forte correlação entre a taxa de massa seca e acúmulo de nutrientes durante o ciclo da melancia cv ‘Olímpia’, o potássio e o fósforo foram os nutrientes que apresentaram maior correlação com a massa seca e o cálcio apresentou uma menor correlação na parte vegetativa em comparação aos outros nutrientes.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

28-07-2014

How to Cite

TEIXEIRA DA SILVA, M. V.; PAULINO CHAVES, S. W.; DE OLIVEIRA, F. L.; DE SOUSA, M. S.; DE MEDEIROS, J. F. Correlação entre acúmulo de massa seca e conteúdo de nutriente na melancia cv. ‘olímpia’ sob ótimas condições de adubação nitrogenada e fosfatada. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 9, n. 3, p. 28–34, 2014. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/2795. Acesso em: 19 apr. 2024.

Issue

Section

ARTICLES

Most read articles by the same author(s)

1 2 > >>