Contribuição dos frutos no conteúdo de massa seca e nutrientes na melancieira fertirrigada com diferentes doses de N e P

Authors

  • Max Venicius Teixeira da Silva Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Anderson Patricio Fernandes dos Santos Universidade Federal Rural do Semi-Árido
  • Sérgio Weine Paulino Chaves Universidade Federal Rural do Semi-Árido
  • Fabiano Luiz de Oliveira Universidade Federal Rural do Semi-Árido
  • José Francismar de Medeiros Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Abstract

Na cultura da melancia, a nutrição mineral é um dos fatores que mais contribuem na produtividade e qualidade dos frutos. O delineamento experimental utilizado foi em blocos inteiramente casualizados em arranjo fatorial com cultivo em faixas (4 x 4) + 2, resultando em 32 tratamentos, com 3 repetições.Os tratamentos foram formados por quatro doses de nitrogênio – N (N1 - 0; N2 - 48; N3 - 121; N4 - 218 kg ha-1) combinadas com quatro doses de fósforo – P2O5 (P1 - 0; P2 - 88; P3 - 220; P4 - 397 kg ha-1) em esquema fatorial, com duas cultivares de melancia nas subparcelas em faixas. Os frutos da cultivar Olímpia participaram com mais da metade da matéria seca  total da planta, já a cultivar leopard, os frutos tiveram menos de50% na participação do matéria seca total da planta. O potássio foi o nutriente mais acumulado nos frutos em ambas as cultivares, seguindo do nitrogênio e calcio. Na cultivar Olímpia, os frutos do tratamento 2 teve um maior acúmulo de N, P e K em relação aos demais tratamentos, já o calcio e magnésio foram mais acumulado nos frutos do tratamento 3, na cultivar Leopard, os frutos do tratamento T3 acumularam maior quantidade de N e P, o tratamento 1 foi Ca e Mg e o Tratamento 2 acumulou maior quantidade de potássio.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

31-07-2014

How to Cite

TEIXEIRA DA SILVA, M. V.; FERNANDES DOS SANTOS, A. P.; PAULINO CHAVES, S. W.; DE OLIVEIRA, F. L.; DE MEDEIROS, J. F. Contribuição dos frutos no conteúdo de massa seca e nutrientes na melancieira fertirrigada com diferentes doses de N e P. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 270–276, 2014. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/2797. Acesso em: 29 mar. 2024.

Issue

Section

ARTICLES

Most read articles by the same author(s)

1 2 > >>