Diagnóstico da poluição ambiental em área de preservação no município de Lagoa Seca - Paraíba

Authors

  • Júlia Soares Pereira UFCG
  • Jean Pereira Guimarães
  • Maria Sallydelândia Sobral Farias

DOI:

https://doi.org/10.18378/rvads.v10i1.2791

Keywords:

degradação, recuperação, recursos hídricos

Abstract

A água é um recurso natural renovável finito, no entanto sua qualidade vem se agravando decorrente da crescente população e à falta de políticas públicas para a preservação deste recurso. Nesse sentido, este trabalho teve por objetivo diagnosticar a Área de Preservação Ambiental (APA) do Posto de Fomento, localizado no Centro de Ciências Agrárias e Ambientais – CCAA, da Universidade Estadual da Paraíba Campus II, onde funciona também a Escola Agrícola Assis Chateaubriand, caracterizado pelos experimentos práticos realizados pelos estudantes técnicos e graduandos, que fica em torno de duas comunidades rurais, Vila Florestal e Ipuarana no município de Lagoa Seca - Paraíba. Foram avaliados os problemas de degradação da área (resíduos sólidos, desmatamento, invasão e retirada de riquezas dentro da área) e qualidade da água de uma fonte dentro da reserva. Assim, constatou-se que em muitos pontos da área há elevado grau de degradação, através da exploração dos recursos naturais e lançamento de resíduos sólidos. A água analisada se enquadra na classe C2, água de salinidade média (CE entre 250 e 750 μS.Cm-1 a 25ºC), podendo ser usada sempre que houver um grau de lixiviação, mostrando boa qualidade para irrigação das culturas existentes. Plantas com moderada tolerância aos sais podem ser cultivadas, na maioria dos casos, sem necessidade de práticas especiais de controle de salinidade.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Júlia Soares Pereira, UFCG

Graduada em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Campina Grande. Mestranda pela mesma instituição em Engenharia Agrícola na área de Irrigação e Drenagem.

Published

05-03-2015

How to Cite

PEREIRA, J. S.; GUIMARÃES, J. P.; FARIAS, M. S. S. Diagnóstico da poluição ambiental em área de preservação no município de Lagoa Seca - Paraíba. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 11–14, 2015. DOI: 10.18378/rvads.v10i1.2791. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/2791. Acesso em: 29 mar. 2024.

Issue

Section

Technical Note

Most read articles by the same author(s)

Similar Articles

1 2 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.