Substituição parcial do potássio por sódio na adubação do capim mombaça em ciclos de pastejo

Authors

  • Carlos Augusto Oliveira de Andrade Universidade Federal do Tocantins
  • Rodrigo Ribeiro Fidelis Universidade Federal do Tocantins
  • Antônio Clementino dos Santos Universidade Federal do Tocantins
  • Antônio Carlos Martins dos Santos Universidade Federal do Tocantins
  • Rubens Ribeiro da Silva Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.18378/rvads.v9i5.2974

Keywords:

Forrageira, Salinidade, Fonte alternativa

Abstract

Este estudo teve como objetivo avaliar o efeito da substituição parcial do potássio por sódio na adubação do capim Panicum maximum cv. Mombaça em dois ciclos de pastejo. O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente casualizado em esquema fatorial 2x4+1, com três repetições. O primeiro fator foi constituído por dois ciclos de pastejo (60 e 90 dias após a emergência das plantas) o segundo por quatro doses de Na+ em substituição ao K+ (0+80, 20+60, 40+40 e 60+20 mg dm-3 de Na+ + K+, respectivamente) e o tratamento adicional foi constituído pelo solo sem adubação. Foi observado que o uso de Na+ em substituição ao K+ na adubação do capim Mombaça resultou no decréscimo da altura de plantas, índice de clorofila, massa verde da parte aérea, massa seca da parte aérea e número de perfilhos em ambos os ciclos de pastejo. O segundo ciclo de pastejo proporciona maiores médias nos indicadores índice de clorofila, número de perfilhos, massa verde da parte aérea e massa seca da parte aérea quando comparado ao primeiro ciclo. A substituição do K+ por Na+ na adubação aumenta a produção de forragem até a dose de 28,77 mg dm-3 de Na+ a partir dos 60 dias de emergência das plantas. A substituição do K+ por Na+ na adubação reduz em 7,9% o desenvolvimento do capim Mombaça. 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Carlos Augusto Oliveira de Andrade, Universidade Federal do Tocantins

Formado em Agronomia pela Universidade Federal do Tocantins. Atualmente cursa mestrado em produção vegetal na mesma universidade. Trabalha com pesquisas relacionadas à recuperação de área degradada, forragens, consórcios e solos em geral.

Rodrigo Ribeiro Fidelis, Universidade Federal do Tocantins

Professor adjunto

Antônio Clementino dos Santos, Universidade Federal do Tocantins

Professor adjunto

Antônio Carlos Martins dos Santos, Universidade Federal do Tocantins

Mestrando em produção vegetal

Rubens Ribeiro da Silva, Universidade Federal do Tocantins

Professor adjunto

Published

22-12-2014

How to Cite

ANDRADE, C. A. O. de; FIDELIS, R. R.; SANTOS, A. C. dos; SANTOS, A. C. M. dos; SILVA, R. R. da. Substituição parcial do potássio por sódio na adubação do capim mombaça em ciclos de pastejo. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 9, n. 5, p. 95–101, 2014. DOI: 10.18378/rvads.v9i5.2974. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/2974. Acesso em: 25 apr. 2024.

Most read articles by the same author(s)

1 2 > >> 

Similar Articles

You may also start an advanced similarity search for this article.