Avaliação de Técnicas de Tratamento de Restrições em um Algoritmo Evolucionário Multiobjetivo na Alocação da Vazão Excedente em Bacias Hidrográficas

Authors

  • Fagner França da Costa UFCG - Pombal - PB
  • Érica Cristine Medeiros Nobre Machado
  • Simone Nóbrega Ribeiro
  • Wanessa Dunga de Assis
  • Paloma Mara de Lima Ferreira

DOI:

https://doi.org/10.18378/rvads.v9i4.3010

Abstract

Vazão excedente pode ser definida como o volume de água em uma bacia hidrográfica que excede o volume outorgável, o qual, por sua vez, é definido com base em critérios bastante restritivos de modo a permitir o atendimento do volume outorgado mesmo em períodos de estiagem. Trabalhos recentes têm proposto a alocação desta vazão excedente entre os usuários, minimizando os prejuízos decorrentes da não utilização da mesma. Algoritmos evolucionários multiobjetivo têm se destacado na otimização de problemas complexos e diversas técnicas têm sido desenvolvidas para considerar as restrições específicas do problema e melhorar o seu desempenho. Neste trabalho utilizamos o algoritmo evolucionário multiobjetivo SPEA2 para alocar a vazão excedente em uma bacia hidrográfica e analisamos o ganho de desempenho obtido pela introdução de técnicas de tratamento das restrições neste algoritmo. Os resultados demonstram a importância da utilização das técnicas de tratamento das restrições, sobretudo da utilização dos operadores direcionados.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

11-11-2014

How to Cite

COSTA, F. F. da; MACHADO, Érica C. M. N.; RIBEIRO, S. N.; ASSIS, W. D. de; FERREIRA, P. M. de L. Avaliação de Técnicas de Tratamento de Restrições em um Algoritmo Evolucionário Multiobjetivo na Alocação da Vazão Excedente em Bacias Hidrográficas. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 9, n. 4, p. 59–68, 2014. DOI: 10.18378/rvads.v9i4.3010. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/3010. Acesso em: 30 may. 2024.

Issue

Section

ARTICLES

Most read articles by the same author(s)