Técnicas de Tratamento de Restrições aplicado em um Algoritmo Evolucionário Multiobjetivo para Repactuação de Outorgas em uma Bacia Hidrográfica

Authors

  • Fagner França da Costa UFCG - Pombal - PB
  • Érica Cristine Medeiros Nobre Machado UFCG
  • Simone Nóbrega Ribeiro
  • Wanessa Dunga de Assis
  • Wanessa Alves Martins UFCG - Pombal - PB

DOI:

https://doi.org/10.18378/rvads.v9i4.3014

Keywords:

Gestão dos recursos hídricos, otimização multiobjetivo, técnicas de tratamento das restrições.

Abstract

A outorga é o instrumento de alocação de água entre os diversos usos da bacia hidrográfica, contudo, os critérios de determinação da vazão máxima outorgável são bastante restritivos, o que provoca descontentamentos e gera conflitos entre os usuários. Dessa forma, a outorga atua como fator limitante do quantitativo disponível a ser alocado, principalmente em bacias que já apontam para o esgotamento dos seus recursos hídricos outorgáveis. Algoritmos evolucionários multiobjetivo têm se destacado na otimização de problemas relacionados à gestão dos recursos hídricos. Neste trabalho utilizamos o algoritmo evolucionário multiobjetivo SPEA2 para alocação de água como suporte à negociação da repactuação da outorga em bacias hidrográficas com vazões outorgáveis insuficientes para a demanda. Diversas técnicas têm sido desenvolvidas para considerar as restrições específicas do problema e melhorar o desempenho de algoritmos evolucionários, neste trabalho analisamos o ganho de desempenho obtido pela introdução de algumas destas técnicas. Os resultados demonstram a importância da utilização das técnicas de tratamento das restrições, e a aplicabilidade da utilização do algoritmo evolucionário como sistema de suporte à decisão na gestão dos recursos hídricos.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

11-11-2014

How to Cite

COSTA, F. F. da; MACHADO, Érica C. M. N.; RIBEIRO, S. N.; ASSIS, W. D. de; MARTINS, W. A. Técnicas de Tratamento de Restrições aplicado em um Algoritmo Evolucionário Multiobjetivo para Repactuação de Outorgas em uma Bacia Hidrográfica. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 9, n. 4, p. 69–77, 2014. DOI: 10.18378/rvads.v9i4.3014. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/3014. Acesso em: 26 apr. 2024.

Issue

Section

ARTICLES

Most read articles by the same author(s)