Avaliação do gerenciamento de resíduos de óleos lubrificantes e suas embalagens em oficinas mecânicas da cidade de Pombal – PB, Brasil

  • Michel Almeida da Silva
  • Simone Nóbrega Ribeiro
  • Diêgo Lima Crispim UFCG
  • Luiz Gualberto de Andrade Sobrinho
  • Camilo Allyson Simões de Farias

Abstract

As oficinas mecânicas de veículos automotivos são empreendimentos geradores de um volume considerável de resíduos de óleos lubrificantes e de suas embalagens, os quais podem causar alterações significativas no meio ambiente quando gerenciados de modo inadequado. O presente trabalho teve por objetivo realizar uma avaliação ambiental com respeito à geração, armazenamento, coleta, transporte, tratamento e disposição final dos resíduos de óleos lubrificantes e de suas embalagens gerados por meio das atividades desenvolvidas em oficinas mecânicas da cidade de Pombal - PB. Esse estudo foi motivado pelo notável aumento da frota de veículos automotivos na cidade, e, por consequência, pelo crescimento da procura por serviços de oficinas mecânicas. O método de avaliação fundamentou-se num levantamento de informações documentais e de campo por meio da aplicação de questionários, bem como nas análises das instalações físicas das 10 oficinas visitadas, que foram escolhidas de forma aleatória e estão distribuídas em diferentes bairros da cidade. Com base nos resultados obtidos, foi possível notar que há uma urgente necessidade de um adequado gerenciamento dos resíduos de óleos lubrificantes e de suas embalagens nas oficinas mecânicas da cidade de Pombal - PB.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Diêgo Lima Crispim, UFCG
Engenheiro Ambiental formado pela Universidade Federal de Campina Grande-UFCG; Aluno Especial do Mestrado em Sistemas Agroindustriais-UFCG; Membro da ONG Germinar de Pombal-PB; Diretor de Articulação Política do Diretório Central dos Estudantes da UFCG e Conselheiro da Câmara Superior de Ensino-CSE da UFCG.
How to Cite
SILVA, M. A. DA; RIBEIRO, S. N.; CRISPIM, D. L.; ANDRADE SOBRINHO, L. G. DE; FARIAS, C. A. S. DE. Avaliação do gerenciamento de resíduos de óleos lubrificantes e suas embalagens em oficinas mecânicas da cidade de Pombal – PB, Brasil. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, v. 9, n. 4, p. 53 - 58, 11.
Section
ARTICLES