Impactos ambientais decorrentes do uso e ocupação desordenada do espaço urbano: um estudo de caso da cidade de Baixio/CE

Authors

  • Diêgo Lima Crispim
  • Sanduel Oliveira de Andrade
  • José Alison Dias de Meneses
  • Alan Del Carlos Gomes Chaves
  • Maria da Gloria Borba Borges UFCG - Pombal - PB

DOI:

https://doi.org/10.18378/rvads.v9i4.2998

Abstract

O acelerado processo de urbanização é um dos fatores determinantes do novo padrão da constituição da atual sociedade brasileira, ligado a um conjunto de transformações sociais, econômicas, políticas e demográficas enfrentado após da década de 1950. Diante do exposto, o presente trabalho tem por finalidade analisar os impactos ambientais ocasionado pela ocupação desordenada, gerando uma maior produção de efluentes domésticos na cidade de Baixio-CE. Durante a pesquisa foi possível observar que os impactos são advindos da questão habitacional. Fenômeno este, agravado pelo fato da Constituição não obrigar que haja Plano Diretor para municípios com população inferior a vinte mil habitantes. Sendo que, é de responsabilidade do município legislar sobre questões relativas a problemas locais. Foi constatado grande quantidade de efluentes domésticos sendo lançado a céu aberto, sem seu devido tratamento, ocasionando sérios danos ambientais, contaminando da água e do solo, podendo ser uma importante forma de transmissão de doenças para a população exposta. 

Downloads

Download data is not yet available.

Published

12-08-2014

How to Cite

CRISPIM, D. L.; ANDRADE, S. O. de; MENESES, J. A. D. de; CHAVES, A. D. C. G.; BORGES, M. da G. B. Impactos ambientais decorrentes do uso e ocupação desordenada do espaço urbano: um estudo de caso da cidade de Baixio/CE. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 9, n. 4, p. 44–49, 2014. DOI: 10.18378/rvads.v9i4.2998. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/2998. Acesso em: 29 mar. 2024.

Issue

Section

ARTICLES

Most read articles by the same author(s)

1 2 > >>