A bananeira como fonte alternativa de néctar para abelhas africanizadas durante a escassez de floradas nativas

Authors

  • Ednir Oliveira Santiago Universidade Federal do Ceará
  • Társio Thiago Lopes Alves Instituto Federal do Sertão Pernambucano
  • Rômulo Augusto Guedes Rizzardo Universidade Federal do Tocantins
  • Isac Gabriel Abrahao Bomfim Faculdade de Tecnologia Centec Serão Central
  • Breno Magalhães Freitas Universidade Federal do Ceará

Keywords:

Apis mellifera, manutenção de colônias, Musa paradisiaca, pasto apícola

Abstract

O objetivo deste trabalho foi avaliar o cultivo irrigado de bananeira (Musa paradisiaca) como possível fonte substitutiva de alimento para as colônias de abelhas africanizadas (Apis mellifera) em período de escassez de floradas nativas. Foram utilizadas 60 colônias homogêneas de A. mellifera, distribuídas em três tratamentos: T1– 10 colônias; T2– 20 colônias e T3– 30 colônias. Todos os tratamentos foram colocados dentro de uma área de produção de bananas, distantes entre si por 1.500 metros. Os parâmetros avaliados foram: área de cria no ninho, área de reserva de alimento no ninho e área de mel armazenado na melgueira, por um período de 140 dias. Não houve diferença (P>0,05) na área de cria no ninho entre os tratamentos, mas esta decresceu em todos eles ao longo do tempo. A área de reserva de alimento no ninho permaneceu constante para os três tratamentos, enquanto que na melgueira, ocorreu grande acúmulo inicial de mel e subseqüente decréscimo para T2 e T3. Ao final do período as colônias ainda permaneceram fortes e aptas a produzirem mel desde o início das próximas floradas.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Isac Gabriel Abrahao Bomfim, Faculdade de Tecnologia Centec Serão Central

Possui graduação (2005), mestrado (2008) e doutorado (2013) em Zootecnia pela Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase emCriação de Animais, atuando principalmente nos seguintes temas: abelhas africanizadas; abelhas sem ferrão e solitárias; requerimentos de polinização de culturas agrícolas;eficiência de polinizadores; e criação e manejo de polinizadores, cultivo protegido.

Published

20-11-2014

How to Cite

SANTIAGO, E. O.; ALVES, T. T. L.; RIZZARDO, R. A. G.; BOMFIM, I. G. A.; FREITAS, B. M. A bananeira como fonte alternativa de néctar para abelhas africanizadas durante a escassez de floradas nativas. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 9, n. 4, p. 123–128, 2014. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/3029. Acesso em: 30 may. 2024.

Issue

Section

ARTICLES

Most read articles by the same author(s)