USO DE ESCÓRIA DE SIDERURGIA COMO CORRETIVO DE ACIDEZ E DE DIFERENTES FONTES DE ADUBAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO INICIAL DE PINHÃO MANSO

Authors

  • Lima Deleon Martins UFES
  • Henrique Otes Nicoline UFES
  • Wagner Nunes Rodrigues UFES
  • Marcelo Antonio Tomaz UFES
  • José Francisco Teixeira Amaral UFES

Abstract

Diante da atual demanda por fontes alternativas para a produção de bioenergia, a cultura do pinhão manso surge com grande potencial. Embora seja adaptável a diferentes ambiente e considereda por muitos como uma planta rústica, apresenta-se sensível à solos ácidos e de baixa fertilidade. Objetivou-se, com este trabalho, avaliar o desenvolvimento inicial do pinhão manso sob diferentes fontes de adubação (mineral, orgânica com esterco bovino, cama aviária e palha de café) na presença e ausência do corretivo de acidez do solo escória de siderurgia. O experimento foi conduzido em casa de vegetação, no Centro de Ciências Agrárias da UFES, em um delineamento experimental dm blocos casualizados, com quatro repetições. Os resultados demonstraram que a cultura do pinhão manso apresentou melhor crescimento quando utilizou-se a cama aviária e a adubação mineral. Não houve resposta desta cultura à correção da acidez do solo com o uso de escória de siderurgia para as condições avaliadas.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Lima Deleon Martins, UFES

Eng. Agr. Mestrando em Produção Vegetal – CCA/UFES – Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Espírito Santo, Alto Universitário, Cx.P. 16, CEP: 29500-000, Alegre-ES.

Henrique Otes Nicoline, UFES

Eng. Agr. – CCA/UFES – Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Espírito Santo, Alto Universitário, Cx. P. 16, CEP: 29500-000, Alegre-ES.

Wagner Nunes Rodrigues, UFES

Eng. Agr., Mestre em Produção Vegetal – CCA/UFES – Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Espírito Santo, Alto Universitário, Cx. P. 16, CEP: 29500-000, Alegre-ES.

Marcelo Antonio Tomaz, UFES

Eng. Agr. D. Sc. Professor do Departamento de Produção Vegetal – CCA/UFES – Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Espírito Santo, Alto Universitário, Cx.P. 16, CEP 29500-000, Alegre-ES.

José Francisco Teixeira Amaral, UFES

Eng. Agr. D. Sc. Professor do Departamento de Engenharia Rural – CCA/UFES – Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Espírito Santo, Alto Universitário, Cx.P. 16, CEP 29500-000, Alegre-ES.

Published

06-10-2010

How to Cite

MARTINS, L. D.; NICOLINE, H. O.; RODRIGUES, W. N.; TOMAZ, M. A.; AMARAL, J. F. T. USO DE ESCÓRIA DE SIDERURGIA COMO CORRETIVO DE ACIDEZ E DE DIFERENTES FONTES DE ADUBAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO INICIAL DE PINHÃO MANSO. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 5, n. 5, p. 74–80, 2010. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/433. Acesso em: 29 apr. 2024.

Most read articles by the same author(s)