AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO INICIAL DA MAMONEIRA QUANDO SUBMETIDA A DIFERENTES NÍVEIS DE ADUBAÇÃO COM NPK

Authors

  • Wagner Nunes Rodrigues CCA-UFES
  • Leonardo Vidal Monteiro da Silva CCA-UFES
  • Érika Aparecida Silva de Freitas Sartore FAFIA
  • Renato Ribeiro Passos CCA-UFES
  • Felipe Vaz Andrade CCA-UFES

Abstract

A mamoneira (Ricinus communis L.) é uma planta exigente em nutrientes essenciais, sua adubação ainda é pouco estudada no Brasil. O cultivo da mamona exporta da área, cerca de 80 kg ha-1 de N, 18 kg ha-1 de P2O5 e 32 kg ha-1 de K2O para cada 2.000 kg ha-1 de baga produzida. A cultivar IAC 226 reúne plantas de porte médio-alto, com ramificação baixa, com diversos racemos de tamanho médio, podendo ter até 18 racemos efetivos, traduzindo-se em alta produtividade média. O objetivo deste trabalho foi avaliar o crescimento no período inicial de desenvolvimento do cultivar IAC 226 de mamona em duas texturas de solo, muito argilosa e média, e com cinco diferentes níveis de NPK, 0, 100, 200, 400 e 800% da dose recomendada. O experimento foi conduzido em delineamento inteiramente casualizado, usando vasos plásticos, em casa de vegetação, localizada no campus do Centro de Ciências Agrárias da UFES. Os resultados obtidos mostram que a cultura responde positivamente a doses crescentes de NPK, atingindo maiores valores de matéria seca, área foliar, número de folhas e diâmetro do caule para níveis de até 800% da dose atualmente recomendada para o Estado do Espírito Santo. Os resultados da adição dos fertilizantes foram mais pronunciados no solo de textura média, prova do seu menor poder tampão, quando comparado ao solo muito argiloso.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Wagner Nunes Rodrigues, CCA-UFES

Leonardo Vidal Monteiro da Silva, CCA-UFES

Eng. Agr. Mestrando em Produção Vegetal – CCA/UFES – Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Espírito Santo, Alto Universitário, Cx.P. 16, CEP: 29500-000, Alegre-ES.

Érika Aparecida Silva de Freitas Sartore, FAFIA

Bióloga formada pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Alegre – FAFIA, 29500-000, Alegre-ES

Renato Ribeiro Passos, CCA-UFES

Eng. Agr. D. Sc. Professor do Departamento de Produção Vegetal – CCA/UFES – Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Espírito Santo, Alto Universitário, Cx.P. 16, CEP 29500-000, Alegre-ES.

Felipe Vaz Andrade, CCA-UFES

Eng. Agr. D. Sc. Professor do Departamento de Produção Vegetal – CCA/UFES – Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Espírito Santo, Alto Universitário, Cx.P. 16, CEP 29500-000, Alegre-ES.

Published

12-01-2012

How to Cite

RODRIGUES, W. N.; SILVA, L. V. M. da; SARTORE, Érika A. S. de F.; PASSOS, R. R.; ANDRADE, F. V. AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO INICIAL DA MAMONEIRA QUANDO SUBMETIDA A DIFERENTES NÍVEIS DE ADUBAÇÃO COM NPK. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 6, n. 4, p. 118–124, 2012. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/479. Acesso em: 25 apr. 2024.

Issue

Section

ARTICLES