ACÚMULO DE BIOMASSA PELA MAMONEIRA SUBMETIDA A DIFERENTES ADUBAÇÕES E APLICAÇÃO DE ESCÓRIA DE SIDERURGIA

Authors

  • Wagner Nunes Rodrigues CCA-UFES
  • Henrique Otes Nicoline CCA-UFES
  • Lima Deleon Martins CCA-UFES
  • Marcelo Antonio Tomaz CCA-UFES
  • José Francisco Teixeira do Amaral CCA-UFES

Abstract

A mamoneira (Ricinus communis L.) é uma planta exigente em nutrientes e sensível a acidez do solo, apresentando boa resposta em produtividade à correção do solo e à adubação. Este trabalho buscou avaliar o efeito de diferentes adubações (mineral, esterco bovino, cama aviária e palha de café) na ausência e presença da aplicação de escória de siderurgia como corretivo de acidez do solo, na produção de matéria fresca e seca da parte aérea e da raiz, e a relação parte aérea/raiz da mamona. O experimento foi desenvolvido em casa de vegetação no Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Espírito Santo (CCA/UFES), em delineamento em blocos ao acaso, esquema fatorial 2x4, com a presença ou ausência de correção de acidez do solo com escória de siderurgia associado a 4 tipos de adubo. A mamona foi cultivada durante 12 semanas, quando as plantas foram cortadas rentes ao solo para proceder às avaliações de produção de matéria fresca e seca da parte aérea e da raiz. Os resultados mostram que a mamoneira é responsiva à adubação orgânica e que a utilização da adubação com cama aviária, assim como o uso de escória de siderurgia como corretivo de acidez proporcionou os melhores resultados para a produção de biomassa da mamoneira.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Wagner Nunes Rodrigues, CCA-UFES

Henrique Otes Nicoline, CCA-UFES

Eng. Agr. – CCA/UFES – Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Espírito Santo, Alto Universitário, Cx. P. 16, CEP: 29500-000, Alegre-ES.

Lima Deleon Martins, CCA-UFES

Eng. Agr. Mestrando em Produção Vegetal – CCA/UFES – Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Espírito Santo, Alto Universitário, Cx.P. 16, CEP: 29500-000, Alegre-ES.

Marcelo Antonio Tomaz, CCA-UFES

Eng. Agr. D. Sc. Professor do Departamento de Produção Vegetal – CCA/UFES – Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Espírito Santo, Alto Universitário, Cx.P. 16, CEP 29500-000, Alegre-ES.

José Francisco Teixeira do Amaral, CCA-UFES

Eng. Agr. D. Sc. Professor do Departamento de Engenharia Rural – CCA/UFES – Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Espírito Santo, Alto Universitário, Cx.P. 16, CEP 29500-000, Alegre-ES.

Published

06-10-2010

How to Cite

RODRIGUES, W. N.; NICOLINE, H. O.; MARTINS, L. D.; TOMAZ, M. A.; AMARAL, J. F. T. do. ACÚMULO DE BIOMASSA PELA MAMONEIRA SUBMETIDA A DIFERENTES ADUBAÇÕES E APLICAÇÃO DE ESCÓRIA DE SIDERURGIA. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 5, n. 5, p. 33–39, 2010. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/441. Acesso em: 29 apr. 2024.

Most read articles by the same author(s)