INFLUÊNCIA DE DIFERENTES SISTEMAS DE MANEJO SOLO SOBRE OS COMPONENTES DE PRODUÇÃO DA SOJA (Glycine max [L.]) CONSORCIADA COM Brachiaria decumbens

Authors

  • Rodrigo Gomes Pereira UFCG
  • Priscilla Vanúbia Queiroz de Medeiros
  • Emanoel da Silva Barros
  • João Paulo Araújo dos Santos
  • Diogo Feliciano Dias Araujo

Abstract

Este trabalho objetiva avaliar os sistemas de manejo do solo sobre os componentes de produção da cultura da soja no primeiro ano de cultivo consorciada com Brachiaria decumbens.O experimento foi conduzido, na Área Experimental do Campus Delza Gitaí, pertencente à Unidade Acadêmica Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Alagoas – UFAL no ano de 2006, em um latossolo amarelo coeso distrófico.Os tratamentos consistiram do cultivo de uma variedade de soja, cultivar BRS tracajá, nos sistemas: 1)Preparo Convencional do Solo, 2)Cultivo Mínimo do Solo, e 3) Plantio Direto. O delineamento experimental foi em blocos casualisados e quatro repetições, tendo a área de cada parcela 80,0 m2 (5,0 x 16,0 m). Os resultados obtidos mostram que não houve diferenças significativas para os componentes de produção e de produtividade da cultura da soja em nenhum dos sistemas de manejo do solo.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

11-09-2010

How to Cite

PEREIRA, R. G.; MEDEIROS, P. V. Q. de; BARROS, E. da S.; SANTOS, J. P. A. dos; ARAUJO, D. F. D. INFLUÊNCIA DE DIFERENTES SISTEMAS DE MANEJO SOLO SOBRE OS COMPONENTES DE PRODUÇÃO DA SOJA (Glycine max [L.]) CONSORCIADA COM Brachiaria decumbens. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 5, n. 5, p. 125–131, 2010. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/489. Acesso em: 29 apr. 2024.

Most read articles by the same author(s)

1 2 > >>