PRODUÇÃO DE ABELHAS RAINHA Apis mellifera spp. (Africanizadas) NO SEMI ÁRIDO CEARENSE, BRASIL.

Authors

  • Priscilla Vanubia Queiros de Medeiros Instituto Federal do Rio Grande do Norte
  • Daniel Santiago Pereira Centro Tecnológico de Apicultura e Meliponicultura-RN (CETAPIS))
  • Patricio Borges Maracajá Universidade Federal da Paraiba
  • Sidnei Miyoshi Sakamoto Universidade Federal Rural do Semi árido

Abstract

O objetivo deste estudo foi identificar a aceitação de larvas transladadas para cúpulas artificiais, com diferentes substratos para produção de rainhas, e à ausência de substratos para a produção de geléia real. Para produção de rainhas foram avaliados três tratamentos: T1- cúpulas artificiais contendo uma gota de geléia real pura; T2 – Cúpulas com uma gota de água de coco; e T3 cúpulas com suplemento vitamínico aminoácido (Glicopan) diluído em água de coco 50%. O trabalho foi realizado em períodos e locais diferentes. No Apiário Barrinha, localizado no município de Horizonte, estado do Ceará, durante o mês de novembro de 2007, e no ano de 2010 em um apiário da Fazenda Canaan, na cidade de Jaguaruana estado do Ceará, durante o mês de maio de 2010. O método utilizado foi a transferência das larvas jovens para as cúpulas que se assemelham às realeiras naturais.Na produção de geléia real, somente 06 (seis) cúpulas foram aceitas em 2007 (20%), e 03 cúpulas em 2010 (10%), aproximadamente 15% nos dois períodos. Para a produção de rainhas, no tratamento com Geléia Real pura obteve-se 80% das cúpulas em 2007, e 73,33% em 2010. Os tratamentos com Água de coco, e Glicopan diluído em água de coco não mostraram resultados positivos.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Priscilla Vanubia Queiros de Medeiros, Instituto Federal do Rio Grande do Norte

Eng° Agrônoma, M.Sc. Fitotecnia, Doutoranda em Fitotecnia / UFERSA, Mossoró-RN. Professora Substituta do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), Apodi-RN.

Daniel Santiago Pereira, Centro Tecnológico de Apicultura e Meliponicultura-RN (CETAPIS))

 Daniel Santiago Pereira
 Eng° Agrônomo
 Doutorando em Ciência Animal   UFERSA - Universidade Federal Rural do Semi Árido

Fazenda Experimental Rafael Fernandes
 CETAPIS - Centro Tecnológico em Apicultura e MeliponiculturaMossoró-RN

KM 47 da BR 110, S/N
CEP: 59.625-300

Patricio Borges Maracajá, Universidade Federal da Paraiba

Engº Agrônomo, D.Sc., Departamento de Ciências Vegetais, UFCG, Rua Coronel Leite, 517, CENTRO, 58.840-000, Pombal-PB, Brasil

Sidnei Miyoshi Sakamoto, Universidade Federal Rural do Semi árido

Med. Veterinário, D.Sc., Departamento de Ciências Animais, UFERSA, BR 110, Km 47, COSTA E SILVA, 59.625-300, Mossoró-RN, Brasil.

Published

06-04-2011

How to Cite

QUEIROS DE MEDEIROS, P. V.; PEREIRA, D. S.; MARACAJÁ, P. B.; SAKAMOTO, S. M. PRODUÇÃO DE ABELHAS RAINHA Apis mellifera spp. (Africanizadas) NO SEMI ÁRIDO CEARENSE, BRASIL. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 6, n. 5, p. 46–50, 2011. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/518. Acesso em: 20 apr. 2024.

Issue

Section

Technical Note

Most read articles by the same author(s)

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>