Pré-condicionamento de Sementes de Ricinus communis L. Para o Teste de Tetrazólio

Autores

  • Jerffeson Araujo Cavalcante UFCG
  • Natali Almeida Evangelista Pereira
  • Kilson Pinheiro Lopes
  • Maurício Cavalcante de Novaes
  • Anielson dos Santos Souza

DOI:

https://doi.org/10.18378/rvads.v9i3.2888

Palavras-chave:

Mamona, metodologia, viabilidade, vigor.

Resumo

O teste de tetrazólio é um método rápido e eficaz para avaliação da qualidade fisiológica de sementes. O presente trabalho tem por objetivo estabelecer uma metodologia de pré-condicionamento de sementes de mamona para a avaliação da viabilidade e vigor pelo teste de tetrazólio. O trabalho foi realizado no Laboratório de Análise de Sementes e Mudas do Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar da Universidade Federal de Campina Grande, campus Pombal – PB. Foram utilizados quatro lotes de sementes de mamona, BRS Nordestina, BRS Energia, IAC 80 e IAC Guarani. Para o pré-condicionamento do teste de tetrazólio, as sementes foram postas para embeber em papel germitest, umedecido com quantidade de água equivalente a 2,5 vezes o peso do papel seco, acondicionadas em câmaras do tipo BOD regulada a 30°C, durante um período de 18 horas. Após o período de embebição as sementes foram submetidas a três tipos de cortes: 1) Corte longitudinal mediano, no sentido do comprimento da semente, através do tegumento, endosperma e embrião; 2) Corte em bisel na região oposta a carúncula; 3) Remoção do tegumento e corte longitudinal mediano. Em seguida as sementes foram imersas em solução de tetrazólio a 0,1% e mantidas na ausência de luz no interior de câmara do tipo BOD regulada a 30°C, por um período de 6 horas. Os resultados obtidos foram comparados com o teste de germinação e emergência de plântulas. O corte longitudinal mediano, no sentido do comprimento da semente, através do tegumento, endosperma e embrião, favoreceu a avaliação da viabilidade e vigor das sementes de mamoneira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jerffeson Araujo Cavalcante, UFCG

Sou graduando do curso de agronomia da UFCG, campus de Pombal, PB. Atulmente sou estagiário do Laboratório de Análise de Sementes e Mudas do CCTA/UFCG e Bolsista do Programa de Edeucação Tutorial PET - Agronoima.

Downloads

Publicado

2014-08-19

Como Citar

CAVALCANTE, J. A.; PEREIRA, N. A. E.; LOPES, K. P.; NOVAES, M. C. de; SOUZA, A. dos S. Pré-condicionamento de Sementes de Ricinus communis L. Para o Teste de Tetrazólio. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 9, n. 3, p. 88–92, 2014. DOI: 10.18378/rvads.v9i3.2888. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/2888. Acesso em: 20 maio. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>