REGULAÇÃO MÉDICA DAS URGÊNCIAS NO SUS: UM INSTRUMENTO DE GESTÃO PARA A EFICIÊNCIA E EQUIDADE
Keywords:
Regulação Médica; Urgências; SUS; Equidade.Abstract
O tema abordado neste estudo é a regulação médica das urgências no Sistema Único de Saúde (SUS) do Brasil, visando sua importância como instrumento de gestão para eficiência e equidade no acesso aos serviços de saúde. O objetivo é analisar como a regulação médica contribui para otimizar o fluxo de atendimento, priorizar a triagem e garantir o encaminhamento adequado dos pacientes em situação de urgência. A metodologia empregada baseou-se em uma revisão bibliográfica que explorou estudos e diretrizes sobre práticas e desafios da regulação no SUS. Os resultados revelaram que, apesar de avanços, a regulação enfrenta desafios estruturais, como escassez de recursos e resistência à mudança entre os profissionais. A conclusão destaca a regulação médica como essencial para um sistema de saúde equitativo e eficaz, promovendo acesso justo para toda a população.
References
AZEVEDO, C. R. F. de et al. Telefonista auxiliar de regulação médica. Telefonista auxiliar de regulação médica, p. 48, 2023.
BARBOSA, D. S. de J.; GUIMARÃES, M. do C. L. A regulação assistencial no SUS sob a lente da teoria da estruturação. Gestão & Planejamento - G&P, v. 22, n. 1, 2021.
BASTOS, L. B. R. et al. Práticas e desafios da regulação do Sistema Único de Saúde. Revista de Saúde Pública, v. 54, 2020.
BATISTA, S. R. et al. O Complexo Regulador em Saúde do Distrito Federal, Brasil, e o desafio da integração entre os níveis assistenciais. Ciência & Saúde Coletiva, v. 24, p. 2043-2052, 2019.
BRUZI, M. C. et al. Fluxos de trabalho em sistemas complexos: uma análise da regulação médica estadual ambulatorial. Revista Ação Ergonômica, v. 16, n. 2, 2024.
DANTO, E. A. As clínicas públicas de Freud: psicanálise e justiça social. São Paulo: Editora Perspectiva SA, 2020.
FIGUEIREDO, T. A.; ANGULO-TUESTA, A.; HARTZ, Z. Avaliabilidade da Política Nacional de Regulação no SUS: uma proposta preliminar. Physis: Revista de Saúde Coletiva, v. 29, n. 2, e290215, 2019.
GRIZZO, D. de C. Caracterização da Rede de Atenção às Urgências (RAU) a partir da Central de Regulação Médica e Indicadores de Regulação Médica de Urgência: estudo sobre a realidade e as necessidades de um município brasileiro. 2019. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo.
LIMA JUNIOR, L. M. de S. A regulação médica no Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba e o Direito comparado. 2023. Tese (Doutorado) – Universidade Federal da Paraíba.
OLIVEIRA, A. C. B. F. de. A justiça social e o benefício de prestação continuada da lei orgânica da assistência social. 2023. Dissertação (Mestrado) – Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
OLIVEIRA, C. C. M. de; O’DWYER, G.; NOVAES, H. M. D. Desempenho do serviço de atendimento móvel de urgência na perspectiva de gestores e profissionais: estudo de caso em região do estado de São Paulo, Brasil. Ciência & Saúde Coletiva, v. 27, n. 4, p. 1337-1346, 2022.
PIMENTA, R. D.; MACIEL, I. M. E. Serviço de atendimento móvel de urgência: SAMU 192. Anais do Fórum de Iniciação Científica do Unifunec, v. 13, n. 13, 2022.
REIS, E. Á. et al. Regulação médica em cardiologia: uma revisão da literatura. Brazilian Journal of Health Review, v. 4, n. 2, 2021.
SANTANA, N. S. de. A importância da comunicação para a cooperação e coordenação das ações da equipe de emergência do SAMU-Natal. 2020. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
SILVA, C. L. et al. A regulação ambulatorial na Atenção Primária do Município do Rio de Janeiro, Brasil, a partir dos médicos reguladores locais. Ciência & Saúde Coletiva, v. 27, n. 6, p. 2481-2493, 2022.
TOFANI, L. F. N. et al. A Rede de Atenção às Urgências e Emergências em cena: contingências e produção de cuidado. Saúde em Debate, v. 46, n. 134, p. 761-776, 2022.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Tomazia Rakielle Estrela de Oliveira, Geyse Karla Leite Brito, Jardel de Freitas Soares (Autor)

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.





