Dia de campo com agricultores sobre meliponicultura e policultivos em Sumé, Paraíba

Autores

  • Thayna Guilherme Vidal Universidade Federal de Campina Grande
  • Autenice Guilherme Vidal Universidade Federal de Campina Grande
  • Maria Micaele Pereira Arruda Universidade Federal de Campina Grande
  • Ivon de Sousa Barbosa Universidade Federal de Campina Grande
  • Adriana de Fátima Meira Vital Universidade Federal de Campina Grande
  • Cleomária Gonçalves da Silva Universidade Federal de Campina Grande

Palavras-chave:

Abelhas, Cupira, Sustentabilidade, Semiárido, Agroecossistemas

Resumo

Trabalhar a sustentabilidade dos agroecossistemas é permitir aos agricultores familiares potencializar suas atividades, agregando valor à produção e enriquecendo o ambiente natural. O uso de abelhas sem ferrão é de extrema importância para efetivar ações que visem a promoção da sustentabilidade ambiental, alimentar, nutricional, social e cultural, todavia, é preciso disseminar as propostas e os dias de campo são importantes estratégias metodológicas para socializar conhecimentos com agricultores. Nesse cenário, objetivou apresentar a inserção da atividade de meliponicultura nos sistemas agroflorestais (policultura), como possibilidade de agregação de renda aos agricultores pela diversificação da produção e como estratégia de conservação ambiental. A atividade aconteceu na área experimental de policultura do campus da Universidade Federal de Campina Grande, em Sumé. Os agricultores tiveram a oportunidade de conhecer as duas estratégias e compartilhar seus saberes com os acadêmicos, numa proposta de fortalecimento do protagonismo das juventudes e dos agricultores.

Referências

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Publicado

2017-12-14

Como Citar

Vidal, T. G., Vidal, A. G., Arruda, M. M. P., Barbosa, I. de S., Vital, A. de F. M., & Silva, C. G. da. (2017). Dia de campo com agricultores sobre meliponicultura e policultivos em Sumé, Paraíba. Caderno Verde De Agroecologia E Desenvolvimento Sustentável, 7(2). Recuperado de https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/CVADS/article/view/5514

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