A Policultura como estratégia de potencialização para a flora apícola no Cariri paraibano

Autores

  • Adriana de Fátima Meira Vital UFCG
  • Paolla Ketylly Silva Leite
  • Cleomária Gonçalves da Silva
  • Roberto Carlos Cavalcante Ferreira
  • José Ray Martins Farias

Resumo

O incentivo e a potencialização de atividades apícolas estão intrinsecamente ligados a disseminação de atividades de manejo conservacionista, que renovem os agroecossistemas familiares, com o enriquecimento da flora apícola, desde que a apicultura surge como importante alternativa para a preservação dos Biomas, por favorecer a geração de emprego e renda onde se desenvolve, garantindo a ocupação da mão de obra, além de resgatar o sentimento de pertencimento do homem ao campo, fortalecer o protagonismo feminino e das juventudes e ampliar as possibilidades de conservação e valorização ambiental. Desde que o potencial de produção apícola é determinado pelo revestimento florístico, principalmente as plantas fornecedoras de pólen e néctar, é importante estimular a identificação e o conhecimento dessas espécies, para os programas de enriquecimento dos agroecossistemas e das áreas de Caatinga preservada. A proposta da Policultura insere-se nos princípios da Agroecologia, que entende a diversidade de atividades em uma unidade produtiva como um elemento que favorece a geração de serviços ambientais e a oportunidade dos sistemas naturais se recuperarem das agressões sofridas. É uma proposta de adoção de técnicas e cultivos adaptados às especificidades locais, geradora de autonomia e de abundância de alimentos para o consumo humano e de animais, e também para a comercialização justa e a solidariedade social.

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Publicado

2016-12-08

Como Citar

Vital, A. de F. M., Leite, P. K. S., Silva, C. G. da, Ferreira, R. C. C., & Farias, J. R. M. (2016). A Policultura como estratégia de potencialização para a flora apícola no Cariri paraibano. Caderno Verde De Agroecologia E Desenvolvimento Sustentável, 6(1). Recuperado de https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/CVADS/article/view/4438

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