EDUCAÇÃO EM SAÚDE COMO FERRAMENTA PREVENTIVA PARA DOENÇAS CARDIOVASCULARES EM MULHERES: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Autores

  • Luiz Gabriel Atanásio Dias UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)
  • Maiara Millian da Silva Rocha UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)
  • Maria Neirismar Dias de Morais Souto UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)

Palavras-chave:

Mulheres, Doenças Cardiovasculares, Cuidados de Enfermagem.

Resumo

Tendo em vista o alto índice de mulheres acometidas por doenças cardiovasculares (DCV), este respectivo trabalho tem como objetivo alertar o público feminino sobre as causas e os riscos que uma DCV pode trazer para a sua saúde. Dessa forma, buscamos analisar, informar e alertar sobre o índice de mulheres que são atingidas pelas DCVs através da revisão bibliográfica realizada nas plataformas digitais e em livros clínicos de enfermagem. Diante da questão norteadora analisada, ainda são precários meios de combates a essas comorbidades, sendo necessário a ação da saúde pública em educar as mulheres como forma de prevenção as DCVs

Referências

BRASIL. Ministério da Saúde (MS). Hipertensão Arterial Sistêmica. Brasília: Ministério da Saúde (MS); 2017.

DATASUS. Indicadores e dados básicos – Brasil – 2016.

ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE (OPAS). Doenças crônico-degenerativas e obesidade: estratégia mundial sobre alimentação saudável, atividade física e saúde. Brasília: Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), 2013.

SILVA, C.M.C. et al. Educação em saúde: uma reflexão histórica de suas práticas. Ciênc. saúde coletiva, 2010.

SANTOS, Zélia Maria de Souza Araújo. Hipertensão arterial: um problema de saúde pública. Rev. bras. Promoç. Saúde. 2011

CORREIA, Bianca Rafaela et al. Perfil Clínico-Epidemiológico de Pacientes Assistidos em Clínica de Hipertensão. 2017.

SANCHEZ-ZAMORANO, Luisa María et al. Conduta não saudável associada com o desenvolvimento da pressão arterial elevada em adolescentes. Cad. Saúde Pública. 2017.

BIELEMANN, Renata Moraes et al . Impacto da inatividade física e custos de hospitalização por doenças crônicas. Rev. Saúde Pública. 2015.

DOS SANTOS, J. P.; DOS SANTOS FARIAS, E. Fatores Associados Ao Excesso De Peso: Estudo De Base Escolar Ao Norte Do Brasil. Revista Brasileira de Obesidade, Nutrição e Emagrecimento. 2017.

DUTRA, Gisele F. et al. Televisão, exibindo hábitos e sua influência na atividade física e a infância com excesso de peso. 2015.

CONDE, Wolney Lisboa et al. O risco de incidência e persistência da obesidade entre adultos Brasileiros segundo seu estado nutricional ao final da adolescência. Revista brasileira de epidemiologia. 2011.

PM, Davidson et. al. Doença cardiovascular em mulheres: implicações para melhorar os resultados de saúde.

Downloads

Publicado

2020-03-19

Como Citar

Atanásio Dias, L. G., da Silva Rocha, M. M., & Dias de Morais Souto, M. N. (2020). EDUCAÇÃO EM SAÚDE COMO FERRAMENTA PREVENTIVA PARA DOENÇAS CARDIOVASCULARES EM MULHERES: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. Caderno Verde De Agroecologia E Desenvolvimento Sustentável, 9(3). Recuperado de https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/CVADS/article/view/6857