AUDITORIA EM ENFERMAGEM: UMA ABORDAGEM ACERCA DA APLICAÇÃO NOS SERVIÇOS DE SAÚDE

Autores

  • Alison Rener Araújo Dantas UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)
  • Joseph Gabriel Cardoso do Nascimento UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)
  • Valceni Pinto de Alencar FACULDADE SANTA MARIA (FSM)
  • Leandro Nonato da Silva Santos UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG) http://orcid.org/0000-0003-3295-0409

Palavras-chave:

Auditoria de Enfermagem, Assistência à Saúde, Qualidade.

Resumo

A auditoria nos serviços de saúde, está cada vez mais presente, e o profissional enfermeiro é o principal ator que exerce essa função. O presente estudo teve como objetivo analisar e expor o que diz as produções científicas acerca do tema auditoria em enfermagem e a aplicação desta no serviço de saúde. Trata-se de uma revisão de literatura, realizada no mês de junho de 2018, e que teve como base artigos publicados no intervalo entre os anos de 2010 e 2016. O levantamento bibliográfico se deu na base de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO), tendo como descritores “auditoria em enfermagem” e “assistência a saúde”. A amostra foi composta por cinco artigos, sendo dois artigos publicados no ano de 2010, é apenas um publicado nos anos de 2011, 2012 e 2016. Todos os artigos que compõem a amostra, abordam de maneira geral pontos significativos sobre a temática da auditória em enfermagem e a assistência, explanando, principalmente a função e importância do enfermeiro auditor. Através da literatura, percebeu-se que a auditoria de enfermagem é definida como uma análise sistematizada do serviço prestado, devendo ser por meios quantitativos e qualitativos, porém, principalmente no serviço privado, a esfera quantitativa tem recebido mais destaque, através do controle contábil. 

Biografia do Autor

Leandro Nonato da Silva Santos, UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)

Bacharel em Enfermagem pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) Campus Cajazeiras-PB. COREN CE-557536-ENF, Técnico em Enfermagem pelo Centro Profissionalizante-ATS de Juazeiro do Norte-CE. Foi estagiário do Centro de Integração Empresa Escola-CIEE nos anos de 2013 á 2014, tendo como área de atuação acompanhamento em saúde. Foi membro Bolsista do Projeto de Extensão intitulado como Saúde Mental: A Consulta de Enfermagem Psiquiátrica Implantada nos CAPS-CEPIC, vinculado ao Programa de Bolsa de Extensão-PROBEX-UFCG e a Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão-PROPEX na Vigência de 2016, com ênfase na área de Saúde Mental no âmbito dos Centros de Atenção Psicossocial-CAPS. Foi membro bolsista do projeto de extensão educação em saúde: Gerenciamento de Enfermagem na Estratégia Saúde da Família-ESF, vinculado ao Programa de Bolsa de Extensão-PROBEX-UFCG e a Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão-PROPEX na Vigência de 2017, Integrante do Grupo de Pesquisa: Grupo de Pesquisa Violência e Saúde GPVS/UFCG/CNPq de 08/06/2017 até os dias atuais, Pós Graduando em Saúde da Família pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira-UNILAB, Coordenador Administrativo e Docente de Cursos Profissionalizantes do Instituto Profissionalizante Maria Marcolino-IPMM.

Referências

DIAS, T.C.L; SANTOS, J.L.G; CORDENUZZI, O.C.P; PROCHOW, A.G. Auditoria em enfermagem: revisão sistemática da literatura. Rev. bras. enferm., Brasília, v. 64, n.5, p.931937, Oct. 2011.

PINTO, K.A; MELO, C.M.M. A prática da enfermeira em auditoria em saúde. Rev. esc. enferm. USP, São Paulo, v. 44, n. 3, p. 671-678, Sept. 2010

SCARPARO, A.F; FERRAZ, C.A; CHAVES, L.D.P; GABRIEL, C.S. Tendências da função do enfermeiro auditor no mercado em saúde. Texto contexto - enferm., Florianópolis , v. 19, n. 1, p. 85-92, Mar. 2010.

SEGATELI, T.N; CASTANHEIRA, N. A atuação do profissional enfermeiro na auditoria em saúde. Revista Saúde e Desenvolvimento |vol. 7, n.4 | jan – dez 2015.

SILVA, M.V.S; SILVA, L.M.S; DOURADO, H.H.M; NASCIMENTO, A.A.M; MOREIRA, T.M.M. Limites e possibilidades da auditoria em enfermagem e seus aspectos teóricos e práticos. Rev. bras. enferm., Brasília, v. 65, n. 3, p. 535-538, June 2012.

VIANA, C.D; BRAGAS, L.Z.T; LAZZARI, D.D; GARCIA, C.T.F; MOURA, G.M.S. implantação da auditoria concorrente de enfermagem: um relato

Downloads

Publicado

2020-03-19

Como Citar

Araújo Dantas, A. R., Cardoso do Nascimento, J. G., de Alencar, V. P., & da Silva Santos, L. N. (2020). AUDITORIA EM ENFERMAGEM: UMA ABORDAGEM ACERCA DA APLICAÇÃO NOS SERVIÇOS DE SAÚDE. Caderno Verde De Agroecologia E Desenvolvimento Sustentável, 9(3). Recuperado de https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/CVADS/article/view/6849

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)