IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS: FATORES ASSOCIADOS A INSTITUCIONALIZAÇÃO

Autores

  • Cícera Maria Monteiro da Silva Pinto Faculdade Santa Maria (FSM)
  • Dalila Oliveira Silva Faculdade Santa Maria (FSM)
  • Valceni Pinto de Alencar Faculdade Santa Maria (FSM)
  • Leandro Nonato da Silva Santos UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG) http://orcid.org/0000-0003-3295-0409

Palavras-chave:

Envelhecimento Populacional, Institucionalização, Saúde do Idoso,

Resumo

INTRODUÇÃO

O envelhecimento populacional mundial é visto como um triunfo excepcional da humanidade e concomitantemente como uma adversidade quanto à qualidade de vida e ao bem-estar. De acordo com as estatísticas, estima-se que Brasil, haverá a existência de aproximadamente 17,6 milhões idosos, e em até 2025 esta população crescerá 16 vezes, ocupando o sexto lugar na classificação do ranking mundial a respeito a população idosa (ARAÚJO et al., 2017).

Atualmente no Brasil, há um crescimento progressivo do número de pessoas idosas e, consequentemente gerando diversas questões na gestão de políticas públicas, dentre elas, o aumento da procura por Instituições de Longa Permanência (ILPs), as quais são conceituadas como espaço residencial com serviços de saúde e socioassistenciais para uma assistência integral (Cavalcante et al., 2016). Todavia, viver nessas instituições pode favorecer o decréscimo das atividades físicas e mentais, isolamento social, dentre outras problemáticas (BATISTA et. al., 2014).

Diante do exposto evidenciamos a seguinte indagação: Quais os fatores associados a institucionalização dos idosos? Tornado o estudo de grande relevância, uma vez que proporcionará informações que servirá de fomento para elaboração de estratégias que visem a prevenção da institucionalização.

 

 

OBJETIVO

Identificar os principais fatores associados a institucionalização de idosos.

METODOLOGIA

Trata-se de uma revisão de literatura, realizada no mês de setembro de 2018, com artigos publicados entre os anos 2014 e 2018. Realizou-se o levantamento bibliográfico na base de dados da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), tendo como descritores pertencentes ao Descritores de Ciências da Saúde (DeCS): “saúde do idoso”; “institucionalização” e “fatores de risco”, com o operador Booleano “And”. Sendo incluídos na análise apenas os artigos em português e disponível na íntegra. Foram excluídas as publicações duplicadas, que não respondiam à questão norteadora e que não estavam entre os critérios de inclusão.

Depois de inserir os descritores na base de dados foram localizados 213 trabalhos, e após definição dos filtros citados anteriormente identificou-se 10 artigos, e desses apenas 04 foram lidos na íntegra, usados para análise coletiva e incluídos na amostra, por terem relação com a questão norteadora.

RESULTADOS

Como resultado do aumento significativo da longevidade e consequente crescimento da população idosa, existe uma maior procura por ILPs no Brasil, em distintas situações, este dispositivo residencial para idosos torna-se opção voluntária e esperada e que deve assegurar a boa qualidade de vida do idoso (ARAÚJO et al., 2017).

Nesse sentido, Freite et al., (2018), em seu artigo diz, que de acordo com o estatuto do idoso, em caso de ausência de grupo familiar, inexistência de casa-lar ou em situação de abandono ou de problemas socieconômicos próprios ou da família, a assistência integral e residência na modalidade de entidade de longa permanência deverá ser prestada ao idoso.

Apesar de grande parte da população idosa ser independente e residir na comunidade, alguns desses atores necessitam contar com a colaboração de instituições residenciais de longa permanência. Na maioria das vezes, esse público é composto por idosos que vivem em meio a vulnerabilidades sociais, frequentemente abandonados pela família, viúvos, e acumulados com múltiplos problemas de saúde. (GONÇALVES et al., 2014)

Perlini et al., (2007 apud LINI; PORTELLA; DORING, 2016), em seu estudo, evidenciaram que os fatores que resultam na institucionalização mais citados por familiares consistem no comprometimento ou ausência de condições físicas, psicológicas e financeira, reduzido número de membro da família para perpetrar os cuidados e o próprio idoso em não incomodar seus familiares.

Lini, Portella e Doring (2016), em seu artigo, identificaram que a medida que a idade avança, as chances de institucionalização se ampliam e que os idosos mais vulneráveis a são os analfabetos, sem companheiro(a) e filhos(as), os que não praticam atividade física, não deambulam ou necessitam de auxílio para a marcha, que apresentaram diagnóstico de Alzheimer, Parkinson ou sequela motora de AVE, e os que fazem uso de medicação.

CONCLUSÃO

As informações expostas nesse estudo apresentam, de forma geral, os principais fatores associados a institucionalização de idosos. Um percentual significativo da literatura utilizada aborda aspectos relacionados ao risco de quedas em idosos institucionalizados, porém, conseguimos identificar que os vínculos familiares prejudicados ou inexistentes, presença de patologias, situações de vulnerabilidades sociais são os principais fatores associados a institucionalização de idosos.

Biografia do Autor

Leandro Nonato da Silva Santos, UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)

Bacharel em Enfermagem pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) Campus Cajazeiras-PB. COREN CE-557536-ENF, Técnico em Enfermagem pelo Centro Profissionalizante-ATS de Juazeiro do Norte-CE. Foi estagiário do Centro de Integração Empresa Escola-CIEE nos anos de 2013 á 2014, tendo como área de atuação acompanhamento em saúde. Foi membro Bolsista do Projeto de Extensão intitulado como Saúde Mental: A Consulta de Enfermagem Psiquiátrica Implantada nos CAPS-CEPIC, vinculado ao Programa de Bolsa de Extensão-PROBEX-UFCG e a Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão-PROPEX na Vigência de 2016, com ênfase na área de Saúde Mental no âmbito dos Centros de Atenção Psicossocial-CAPS. Foi membro bolsista do projeto de extensão educação em saúde: Gerenciamento de Enfermagem na Estratégia Saúde da Família-ESF, vinculado ao Programa de Bolsa de Extensão-PROBEX-UFCG e a Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão-PROPEX na Vigência de 2017, Integrante do Grupo de Pesquisa: Grupo de Pesquisa Violência e Saúde GPVS/UFCG/CNPq de 08/06/2017 até os dias atuais, Pós Graduando em Saúde da Família pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira-UNILAB, Coordenador Administrativo e Docente de Cursos Profissionalizantes do Instituto Profissionalizante Maria Marcolino-IPMM.

Referências

Araujo Neto, A.H; Patricio, A.C.F.A; Ferreira, M.A.M; Rodrigues, B.F.L; Santos, T.D; Rodrigues, T.D.B et al. Falls in institutionalized older adults: risks, consequences and antecedents. Rev Bras Enferm [Internet]. 2017;70(4):719-25.

Batista WO; Junior, EDA; Porto, F; Pereira , FD; Santana , RF; Gurgel JL. Influência do tempo de institucionalização no equilíbrio postural e no risco de quedas de idosos: estudo transversal. Rev. Latino-Am. Enfermagem. jul.-ago. 2014;22(4):645-53.

Cavalcante, M.L.S.N; Borges, C.L; Moura, A.M.F.T.M; Carvalho, R.E.F.L. Indicators of health and safety among institutionalized older adults. Rev Esc Enferm USP. 2016;50(4):600-606.

Freire, H.S.S; Barbosa, I.L; Diniz, A.C; Silva, L.S; Djoco, E; Brasil, B.M.B.L. Conhecimento dos cuidadores de idosos institucionalizados sobre prevenção de quedas em Fortaleza-CE. Nursing (Säo Paulo); 21(242): 2248-2253, jul.2018.

Gonçalves, D; Altermann, C; Vieira, A; Machado, A.P; Fernandes, R; Oliveira, A; Carpes, P.B.M. Avaliação das funções cognitivas, qualidade de sono, tempo de reação e risco de quedas em idosos institucionalizados. Estud. interdiscipl. envelhec., Porto Alegre, v. 19, n. 1, p. 95-108, 2014.

Lini, E.V; Portella, M.R; Doring, M. Fatores associados à institucionalização de idosos: estudo caso-controle. Rev. Bras. Geriatr. Gerontol., Rio de Janeiro, 2016; 19(6): 1004-1014.

Downloads

Publicado

2020-02-19

Como Citar

Monteiro da Silva Pinto, C. M., Silva, D. O., de Alencar, V. P., & da Silva Santos, L. N. (2020). IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS: FATORES ASSOCIADOS A INSTITUCIONALIZAÇÃO. Caderno Verde De Agroecologia E Desenvolvimento Sustentável, 9(3). Recuperado de https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/CVADS/article/view/6803

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)