DIREITOS À SAÚDE DO IDOSO DE ACORDO COM A POLÍTICA NACIONAL DO IDOSO

Autores

  • Amanda Mayara de Sousa Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)
  • Joycy Elainy de Sousa Lima UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)
  • Ayanne Mirelle de Sousa Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)
  • Jamilton Costa Pereira UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)

Palavras-chave:

Política Nacional do Idoso, direitos à saúde, saúde do idoso.

Resumo

O presente artigo tem como desígnio analisar a Política Nacional do Idoso (PNI) que assegura todos os direitos que o idoso deve ter nos aspectos sociais, educacionais, na saúde, dentre outros. A partir de uma análise qualitativa sobre o referido assunto tivemos um conhecimento mais ampliado sobre essa política que deixa bem destacado em cada ponto sobre como o idoso deve ser respeitado na sociedade, sendo que aqui destacamos com maior ênfase a questão do cuidado com a saúde psicológica e física dos mesmos. Ao longo deste trabalho discutimos sobre como o idoso vem sendo tratado e trazemos a contribuição da PNI sobre essa abordagem. No decorrer de nosso estudo percebemos que as políticas criadas para defender os direitos do idoso não vem sendo devidamente cumpridas como deveriam ser, pois muitos idosos desconhecem seus direitos e diante disso muitos deles não zelam por uma saúde de qualidade. Também frisamos a questão do crescimento de pessoas acima de sessenta anos, o que nos leva a pensar ainda mais no modo como devem ser tratados, visto que é uma população mais dependente de zelo e que necessita de um cuidado dobrado, tanto por parte da família quanto no ambiente hospitalar.

Referências

BRASIL, Ministério da Providência e Assistência Social Lei n. 8 842. Política Nacional do Idoso. Brasília: DF, 4 de janeiro de 1994. Disponível em: < http://www. planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L8842.htm>. Acesso em 26 de outubro de 2018.

LIMA, Thaís J. V de; ARCIERI, Renato M.; GARBIN, Cléa A. S.; MOIMAZ, S. A. S. Humanização na Atenção à saúde do Idoso. Saúde Soc. São Paulo, v.19, n.4, p.866-877, 2010. Disponível em: . Acesso em 26 de outubro de 2018.

KÖCHE, José Carlos. Fundamentos da metodologia. IN: Métodos e técnicas de pesquisa. Disponível em: <https://www.coladaweb.com/administracao/metodos-e-tecnicas-de-pesquisa>Acesso em 26 de outubro de 2018.

RUIZ, João Álvaro. Metodologia Científica. IN: Métodos e técnicas de pesquisa. 2018.

VERAS, Renato Peixoto; OLIVEIRA, Marta. Envelhecer no Brasil: a construção de um modelo de cuidado. Ciênc. saúde coletiva vol.23 no.6 Rio de Janeiro June 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S141381232018000601929&la ng=pt Acesso em 26 de outubro de 2018.

Downloads

Publicado

2020-03-19

Como Citar

de Sousa Silva, A. M., de Sousa Lima, J. E., de Sousa Silva, A. M., & Pereira, J. C. (2020). DIREITOS À SAÚDE DO IDOSO DE ACORDO COM A POLÍTICA NACIONAL DO IDOSO. Caderno Verde De Agroecologia E Desenvolvimento Sustentável, 9(3). Recuperado de https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/CVADS/article/view/6855

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)