METODOLOGIAS ATIVAS COMO DISPOSITIVO FACILITADOR DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Francisco Victor Lacerda UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)
  • Ilda Kandice Rodrigues Sens UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)
  • Eder Almeida Freire UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)

Palavras-chave:

Metodologias Ativas, Educação em Saúde, Empoderamento.

Resumo

INTRODUÇÃO 

A educação em saúde apresenta-se como um dos mais importantes processos desempenhados pelo profissional enfermeiro no seu âmbito profissional, uma vez que esta atividade está intimamente relacionada com o cuidar.

Diante disso, observa-se que esta ferramenta consiste em um processo dinâmico que permite a construção do conhecimento com a participação ativa do público alvo, além de construção do vínculo entre profissionais da saúde e a comunidade. 

A utilização de metodologias ativas no processo de educação em saúde objetiva estimular a autoaprendizagem e a curiosidade do estudante para pesquisar, refletir e analisar possíveis situações para tomada de decisão (DIESEL; BALDEZ; MARTINS, 2017). 

Portanto, os profissionais da área de saúde e os discentes devem atuar como facilitadores desse processo de ensino aprendizagem, provendo desta maneira o empoderamento da comunidade e a promoção da saúde. 

OBJETIVOS

Relatar a experiência de acadêmicos de enfermagem em um projeto de extensão universitária sobre a importância de ações educativas realizadas por meio de metodologias ativas para promover o empoderamento e o senso crítico da comunidade.

METODOLOGIA

Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência, realizados por acadêmicos do curso de graduação em enfermagem por meio da execução de ações educativas em escolas de ensino fundamental da zona rural pertencentes a um município do alto sertão paraibano, durante o período de agosto de 2018. 

As ações educativas foram desenvolvidas a partir do uso de metodologias ativas através de dinâmicas educativas relacionadas com a temáticas. Utilizando um jogo do tipo tabuleiro humano, um quadro educativo e o varal. 

O jogo do tipo tabuleiro humano foi confeccionado pelos próprios integrantes do projeto e tem por objetivo a participação ativa do público alvo. O varal era realizado durante a exposição do conteúdo com o intuito estimular a atenção dos participantes. Por fim, o quadro educativo era realizado após a finalização das dinâmicas, tendo como finalidade aprimorar o conhecimento antes construído uma vez, que os próprios alunos eram os responsáveis pela confecção do mesmo.

RESULTADOS

Diante das ações observou-se que a educação em saúde realizada por meio das metodologias ativas pode promover a qualificação do ensino e facilitar a construção do saber a partir do empoderamento do público que é proporcionado por meio da construção do vínculo, da participação ativa do grupo envolvido, das trocas de experiências e da escuta humanizada. Pois, as metodologias ativas segundo Marques (2018), são formas de ensino que visa estimular a solução de desafios advindos da prática social, e proporcionam a formação de um indivíduo ativo, crítico e reflexivo e por meio da aprendizagem dinâmica.

CONCLUSÕES

Este modelo de atenção à saúde tem como finalidade proporcionar uma assistência baseada em uma abordagem humanizada, na qual os profissionais de saúde e os discentes atuem sobre os conhecimentos das pessoas como mediadores para construção do conhecimento e formação de cidadãos empoderados, a fim de que eles desenvolvam senso crítico e capacidade de intervir sobre suas próprias vidas e sobre o meio no qual está inserido.

Referências

DIESEL, A; BALDEZ, A. L. S; MARTINS, S. N. Os Princípios das Metodologias Ativas de Ensino: Uma Abordagem Teórica. Revista Thema., Lajeado/RS, v. 14, nº 1, 2017.

MARQUES, L. M. N. S. R. As metodologias ativas como estratégias para desenvolver a educação em valores na graduação em enfermagem. Escola Anna Nery, Niterói/RJ, v. 22, n 3 - fev/jun.2018.

Downloads

Publicado

2020-02-19

Como Citar

Lacerda, F. V., Rodrigues Sens, I. K., & Freire, E. A. (2020). METODOLOGIAS ATIVAS COMO DISPOSITIVO FACILITADOR DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Caderno Verde De Agroecologia E Desenvolvimento Sustentável, 9(3). Recuperado de https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/CVADS/article/view/6805