A importância da água: ação educativa em uma escola do ensino fundamental na Vila Florestal em Lagoa Seca - Paraíba

Autores

  • Bruna dos Santos Souza Universidade Estadual da Paraíba
  • Vanderléia Galdino dos Santos Universidade Estadual da Paraíba
  • Viviane Galdino dos Santos Universidade Estadual da Paraíba
  • Laura Ana Alves de Lima Universidade Estadual da Paraíba
  • Deliane Andrade de Arruda Universidade Estadual da Paraíba
  • Shirleyde Alves dos Santos Universidade Estadual da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.18378/cvads.v9i7.6939

Palavras-chave:

Educação ambiental, Recursos hídricos, Conservação da água.

Resumo

Atualmente, os assuntos referentes sobre o uso consciente da água e a preservação do meio ambiente se tornaram uma preocupação mundial, por isso, é necessário discussões sobre essas práticas no âmbito escolar. Este relato de experiência descreve uma ação educativa com os alunos do 4° ano na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental São Sebastião, localizado na Vila Florestal – Zona Rural de Lagoa Seca/PB, com faixa etária de 08 anos, no qual aborda o quanto é prejudicial para a sociedade o desperdício de água. Este relato teve como objetivo sensibilizar os estudantes sobre a importância do uso consciente da água. As atividades foram divididas em três etapas, onde foram expostos vídeos falando sobre o referido tema; foi discutido a importância da água e o desperdício constante dela; também foi feito uma dinâmica junto com os alunos com uma garrafa pet e no final da ação foi entregue uma lembrança para cada aluno. Compreendemos que a água é um recurso indispensável para a sobrevivência de todos os seres vivos, por isso, este trabalho constitui uma via para se pensar em alternativas de inclusão da discussão sobre a água no ambiente escolar.

Referências

ESTENDER, Antonio Carlos et al. Conservação e uso racional da água: novos hábitos para evitar a escassez dos recursos hídricos. Revista de Administração do Unisal, [S.l.], v. 5, n. 7, jun. 2015. ISSN 1806-5961. Disponível em: <http://www.revista.unisal.br/sj/index.php/RevAdministracao/article/view/393>. Acesso em: 14 jul. 2019.

FREITAS, N. T. A.; MARIN, F. A. D. G. EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ÁGUA: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS EDUCATIVAS EM ESCOLAS MUNICIPAIS. Nuances: estudos sobre Educação, [s.l.], v. 26, p.234-253, 26 maio 2015. Nuances Estudos Sobre Educação.

GOMES, J. C. B.; GOMES, G. De S. Relatos de uma experiência construtiva, o projeto “água um bem precioso: da poluição a preservação e utilização consciente.” In: III Congresso Internacional de Educação Inclusiva & III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva e Direitos Humanos, 2018, Campina Grande: realize, 2018. V.1.

LAGES, L. M. P.; LUCENA, J. M.; CAMAROTTI, M. F. ALÉM DA SALA DE AULA: Desenvolvendo ações práticas educativas em uma perspectiva para educação ambiental no ensino de ciências. In: I Congresso Nacional De Pesquisa e Ensino em Ciências, 2016, Campina Grande - PB. Anais do CONAPESC, 2016.

MORAES, F. E. A.; SILVA, L. M. da; SOUZA, T. Z. de. O consumo consciente de água: uma experiência a partir da iniciação científica. Periódico Eletrônico Fórum Ambiental da Alta Paulista, [s.l.], v. 13, n. 5, p.114-128, 19 dez. 2017. ANAP - Associação Amigos de Natureza de Alta Paulista.

Downloads

Publicado

2019-12-08

Como Citar

Souza, B. dos S., Santos, V. G. dos, Santos, V. G. dos, Lima, L. A. A. de, Arruda, D. A. de, & Santos, S. A. dos. (2019). A importância da água: ação educativa em uma escola do ensino fundamental na Vila Florestal em Lagoa Seca - Paraíba. Caderno Verde De Agroecologia E Desenvolvimento Sustentável, 9(7), p6939. https://doi.org/10.18378/cvads.v9i7.6939

Edição

Seção

II CONGRESSO PARAIBANO DE AGROECOLOGIA

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.