Apicultura como mecanismo de educação ambiental no contexto social, econômico e ambiental

Autores

  • Mateus Gonçalves Silva
  • Alesia Alves de Sousa
  • Maria Eveline de Lucena Nascimento
  • Maria Evelaine de Lucena Nascimento
  • Adriana da Silva Santos
  • Maria Cândida de Almeida Mariz Dantas

Palavras-chave:

Criação de abelhas. Educação ambiental. Conscientização ambiental.

Resumo

A medida que as abelhas fornecem serviços de polinização que proporciona a preservação e a existência de diversas espécies vegetais, garantem aos seus criadores, renda extra através da comercialização do mel e de outros produtos. Diante disso a apicultura tem se destacado como atividade propulsora do desenvolvimento sustentável, bem como instrumento de conscientização a respeito da educação ambiental e sustentabilidade, conceitos imprescindíveis para formação do ser humano enquanto profissional e cidadão que respeita o limite de consumo dos recursos naturais. Contudo o objetivo do trabalho foi avaliar a percepção de alunos graduandos em diferentes cursos das ciências agrárias, a respeito da atividade apícola e sua importância para o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável. Foram aplicados 60 questionários semiestruturados com questões de múltipla escolha, sobre o assunto para alunos de diferentes cursos na área, no Instituto Federal da Paraíba, Campus Sousa, Universidade Federal de Campina Grande, Campus Pombal e da Universidade Federal da Paraíba Virtual, Polo Pombal. Com relação ao perfil dos entrevistados os  resultados expressaram que 62% foram do sexo feminino e 38% masculino, as classes de faixa etária predominantes foram de 17 a 20 e 21 a 24 anos, representadas por 43% e 40% respectivamente, os demais apresentaram idade acima de 25 anos. Os cursos superiores e a porcentagem de participantes ficaram expressas como: Agronomia 30%, Medicina Veterinária 30%, Agroecologia 20%, Engenharia Ambiental 18% e Ciências agrárias 2%. No tocante aos conhecimentos sobre a apicultura, (49) dos entrevistados responderam que trata-se de atividade que gera renda e pode ser praticada em consolidação com a agricultura, e (42) atividade que contribui com o equilíbrio da biodiversidade. Acerca da importância da apicultura para preservação ambiental, 98% afirmaram que a relação é imprescindível para manutenção do ecossistema. No que concerne a cooperação da apicultura para melhoria na qualidade de vida da família produtora, a maior parte dos participantes (56), respondeu que auxilia na renda familiar, e (28) destacaram importância na alimentação. Sobre a relação das abelhas com o meio ambiente, grande parte (51), consideram que elas fornecem serviços de polinização. Dos entrevistados, 80% afirmaram não ter nenhuma experiência com a atividade apícola e os demais 20% atestaram que pagaram a disciplina de Apicultura na graduação. Sobre a temática educação ambiental, todos enfatizaram que trata-se do compromisso em proteger e melhorar o ecossistema. Conclui-se que os estudantes conseguem vislumbrar a importância da apicultura para a manutenção do meio ambiente e para a melhoria na qualidade de vida das famílias de agricultores.

A medida que as abelhas fornecem serviços de polinização que proporciona apreservação e a existência de diversas espécies vegetais, garantem aos seus criadores, renda extraatravés da comercialização do mel e de outros produtos. Diante disso a apicultura tem se destacadocomo atividade propulsora do desenvolvimento sustentável, bem como instrumento deconscientização a respeito da educação ambiental e sustentabilidade, conceitos imprescindíveis paraformação do ser humano enquanto profissional e cidadão que respeita o limite de consumo dosrecursos naturais. Contudo o objetivo do trabalho foi avaliar a percepção de alunos graduandos emdiferentes cursos das ciências agrárias, a respeito da atividade apícola e sua importância para o meioambiente e o desenvolvimento sustentável. Foram aplicados 60 questionários semiestruturados comquestões de múltipla escolha, sobre o assunto para alunos de diferentes cursos na área, no InstitutoFederal da Paraíba, Campus Sousa, Universidade Federal de Campina Grande, Campus Pombal e daUniversidade Federal da Paraíba Virtual, Polo Pombal. Com relação ao perfil dos entrevistados osresultados expressaram que 62% foram do sexo feminino e 38% masculino, as classes de faixaetária predominantes foram de 17 a 20 e 21 a 24 anos, representadas por 43% e 40%respectivamente, os demais apresentaram idade acima de 25 anos. Os cursos superiores e aporcentagem de participantes ficaram expressas como: Agronomia 30%, Medicina Veterinária 30%,Agroecologia 20%, Engenharia Ambiental 18% e Ciências agrárias 2%. No tocante aosconhecimentos sobre a apicultura, (49) dos entrevistados responderam que trata-se de atividade quegera renda e pode ser praticada em consolidação com a agricultura, e (42) atividade que contribuicom o equilíbrio da biodiversidade. Acerca da importância da apicultura para preservaçãoambiental, 98% afirmaram que a relação é imprescindível para manutenção do ecossistema. No queconcerne a cooperação da apicultura para melhoria na qualidade de vida da família produtora, amaior parte dos participantes (56), respondeu que auxilia na renda familiar, e (28) destacaramimportância na alimentação. Sobre a relação das abelhas com o meio ambiente, grande parte (51),consideram que elas fornecem serviços de polinização. Dos entrevistados, 80% afirmaram não ternenhuma experiência com a atividade apícola e os demais 20% atestaram que pagaram a disciplinade Apicultura na graduação. Sobre a temática educação ambiental, todos enfatizaram que trata-sedo compromisso em proteger e melhorar o ecossistema. Conclui-se que os estudantes conseguemvislumbrar a importância da apicultura para a manutenção do meio ambiente e para a melhoria naqualidade de vida das famílias de agricultores.

Downloads

Publicado

2018-11-04

Como Citar

Silva, M. G., Sousa, A. A. de, Nascimento, M. E. de L., Nascimento, M. E. de L., Santos, A. da S., & Dantas, M. C. de A. M. (2018). Apicultura como mecanismo de educação ambiental no contexto social, econômico e ambiental. Caderno Verde De Agroecologia E Desenvolvimento Sustentável, 8(1), 02. Recuperado de https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/CVADS/article/view/6042

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>