O LÚDICO COMO ESTRATÉGIA NA MELHORA DA CRIANÇA HOSPITALIZADA

Autores

  • Cristina Gonçalves da Silva Universidade Federal de Campina Grande Centro de Ciências Jurídicas e Socias Unidade Acadêmica de Direito
  • Iúry Bezerra Gonçalves
  • Wallace Pires Alves
  • Laurita da Silva Cartaxo

Resumo

A hospitalização modifica a vida de uma criança e pode se configurar como uma experiência potencialmente traumática. Ela promove o confronto com a dor, a limitação física e a passividade, aflorando sentimentos de culpa, punição e medo da morte. A criança é afastada de sua vida cotidiana, do ambiente familiar, amigos, escola, casa e seus objetos pessoais e sofre com isso. Para dar conta de elaborar essa experiência torna-se necessário que a criança possa dispor de instrumentos de seu domínio e conhecimento. Nessa perspectiva, o trabalho teve como objetivo abordar a importância do lúdico como uma estratégia para o cuidado a criança hospitalizada. Estudo de revisão de literatura, elaborado a partir de publicações de artigos em periódicos e produções científicas disponibilizadas na internet sobre a temática, nas bases de dados: Scielo, BVS e site Google Acadêmico, utilizando os descritores “criança”, “hospitalização” e “lúdico” com recorte temporal de 2013 a 2018.  Obteve-se 17 artigos dos quais foram pré-selecionados 9 pela leitura dos títulos e resumos onde foram selecionados 6 artigos que serviram de base para este estudo. Os estudos destacam que o uso do lúdico no ambiente hospitalar estimula a criança a expor seus sentimentos, suas preferências, seus receios e seus hábitos, fortalece a relação entre a criança e os profissionais de saúde e facilita a compreensão das necessidades e dos sentimentos do menor diante das novas situações decorrentes de seu adoecimento. Há um consenso na literatura sobre a importância do lúdico, do ato de brincar como terapêutica para a criança hospitalizada, recomendando-se que ele faça parte da assistência de enfermagem à criança, auxiliando-a a enfrentar as dificuldades, a dor e o estresse gerado por essa experiência. O lúdico amplia o vínculo entre o profissional de saúde e o ser criança, favorece uma assistência humanizada e minimiza o sofrimento diante da hospitalização.


Biografia do Autor

Cristina Gonçalves da Silva, Universidade Federal de Campina Grande Centro de Ciências Jurídicas e Socias Unidade Acadêmica de Direito


Graduando em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal de Campina Grande-UFCG, Professor de Geografia do Pré-Vestibular Solidário, Aluno PIBIC do projeto de pesquisa Análise da Evolução do Índice de Desenvolvimento Humano de Sousa-PB, Monitor de Introdução ao Estudo do Direito II na Universidade Federal de Campina Grande-UFCG(2019). Membro de corpos editoriais da Editora Verde (Grupo Verde de Agroecologia e Abelha - GVAA), nas revistas: Revista Brasileira de Direito e Gestão Pública, Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável. É membro dos Grupos de Pesquisa: Abelhas no Semiárido, Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas, Proteção de Plantas na Agricultura Sustentável. Atuou como: Extensionista e Pesquisador do projeto de extensão Pré-Vestibular Solidário(2018), Monitor de Introdução ao Estudo do Direito I na Universidade Federal de Campina Grande-UFCG(2019).

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Publicado

2020-02-19

Como Citar

Silva, C. G. da, Gonçalves, I. B., Alves, W. P., & Cartaxo, L. da S. (2020). O LÚDICO COMO ESTRATÉGIA NA MELHORA DA CRIANÇA HOSPITALIZADA. Caderno Verde De Agroecologia E Desenvolvimento Sustentável, 9(3). Recuperado de https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/CVADS/article/view/7695