Inventário da oferta turística do município de Flores, Estado de Pernambuco

Autores

  • Rosélia Maria de Sousa Santos UFCG
  • Rafael Chateaubriand de Miranda UFCG
  • Iluskhanney Gomes de Medeiros Nóbrega FIP
  • José Ozildo dos Santos UFCG
  • Almair de Albuquerque Fernandes UFCG
  • Hugo Sarmento Gadelha
  • Patrício Borges Maracajá UFCG

Resumo

O município de Flores, Estado de Pernambuco, possui um potencial turístico de valor inestimável, fundamentado no patrimônio natural e cultural. Nele, o ecoturismo vem sendo apresentada como uma atividade de lazer propulsora do desenvolvimento local por possibilitar a integração da população com o meio ambiente, em suas múltiplas e complexas relações. O Inventário da Oferta Turística do Município de Flores se propõe a apresentar as potencialidades turísticas do referido município, dentro da paisagem onde se inserem. Seu objetivo prende-se à formulação de diretrizes capazes de articular o turismo local às demandas por desenvolvimento social e econômico. Incorporando as perspectivas distintas da história, da arquitetura, da paisagem ambiental e dos valores culturais do município, o Inventário da Oferta Turística do Município de Flores busca identificar os principais pontos que possuem possibilidades de exploração turísticas. Com a presente pesquisa, observou-se que no município de Flores existe a necessidade de se desenvolver o turismo como atividade alternativa ou complementar dos espaços rurais e naturais. A inserção do turismo como opção alternativa socioeconômica emergente é uma atividade adequada à realidade do referido município e um instrumento que contribuirá para a melhoria das condições de vida da sociedade e dos moradores rurais, estimulando o uso sustentável dos recursos existentes nos espaços rurais e naturais. A existência de diversos atrativos que foram identificados no município (destacando-se as belas paisagens, queda d’água, morros, canyons e afloramentos rochosos, pinturas e inscrições rupestres, casas de pedra, mirantes, grutas, nascentes de água, tradições culturais e rurais) demonstra o potencial de desenvolvimento turístico associado a esses atrativos. Os dados, as informações e os atrativos levantados pela presente pesquisa constituem-se em importantes fontes e bases de informações turísticas, fornecendo subsídios indispensáveis para o direcionamento de políticas, planos e programas de desenvolvimento do turismo no referido município.

 

Palavras-chave: Município de Flores, Pernambuco. Inventário. Turismo local.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosélia Maria de Sousa Santos, UFCG

Professora, diplomada em Gestão Pública, Especialista em Direito Administrativo e Gestão Pública, aluna especial do curso de mestrado em Sistemas Agroindustriais, pela UFCG, Campus de Pombal-PB.

Rafael Chateaubriand de Miranda, UFCG

Bacharel em Direito, graduado pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG.

Iluskhanney Gomes de Medeiros Nóbrega, FIP

Jornalista, graduada pelas Faculdades Integradas de Patos e especialista em Assessoria de Comunicação pela mesma IES. 

José Ozildo dos Santos, UFCG

Professor, diplomado em Gestão Pública, Especialista em Direito Administrativo e Gestão Pública, mestrando em Sistemas Agroindustriais, pela UFCG, Campus de Pombal-PB.

Almair de Albuquerque Fernandes, UFCG

Graduado em Geografia, especialista em Educação e mestrando em Sistemas Agroindustriais (UFCG).

Patrício Borges Maracajá, UFCG

Eng. Agrônomo e Doutor Engenheiro Agrônomo pela UCO - Universidad de Córdoba Espana, Titulo convalidado pela USP como D. Sc, Entomologia.

 

Downloads

Publicado

2014-02-11

Como Citar

Santos, R. M. de S., Miranda, R. C. de, Nóbrega, I. G. de M., Santos, J. O. dos, Fernandes, A. de A., Gadelha, H. S., & Maracajá, P. B. (2014). Inventário da oferta turística do município de Flores, Estado de Pernambuco. Informativo Técnico Do Semiárido, 7(1), 111–202. Recuperado de https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/INTESA/article/view/2495

Edição

Seção

Artigos