Potencialidades turísticas do município de Flores, Estado de Pernambuco

Autores

  • José Ozildo dos Santos UFCG
  • Almair de Albuquerque Fernandes UFCG
  • Rosélia Maria de Sousa Santos UFCG
  • Rafael Chateaubriand de Miranda UFCG
  • Iluskhanney Gomes de Medeiros Nóbrega FIP
  • Vivian Patrícia Borba Borges Maracajá FACISA
  • Patrício Borges Maracajá UFCG

Resumo

O município de Flores é palco de grandes eventos e belas paisagens rurais, por onde transitaram personagens e produtos ilustrativos da historiografia pernambucana. Atualmente, esse cenário vem se destacando como um espaço propício ao turismo, oferecendo inúmeras opções àqueles que buscam eventos, entretenimento e lazer. Em Flores, o turismo vem acontecendo com significância social e sustentabilidade ambiental.  O município oferece aos visitantes a oportunidade de contemplar, além do artesanato e da arte popular, produtos de gastronomia regional e uma variedade de atrativos naturais e culturais, bem como diversos sítios arqueológicos contendo gravuras e pinturas rupestres. No Vale do Cafundó, considerado riquíssimo em atrativos naturais e sítios arqueológicos, o visitante vê-se diante de uma belíssima paisagem, que são necessários vários dias para dimensioná-la na íntegra. Observa-se no município de Flores, Estado de Pernambuco a necessidade de se desenvolver o turismo como atividade alternativa ou complementar dos espaços rurais e naturais. A inserção do turismo como opção alternativa socioeconômica emergente é uma atividade adequada à realidade do referido município e um instrumento que contribui para a melhoria das condições de vida da sociedade e dos moradores rurais, estimulando o uso sustentável dos recursos existentes nos espaços rurais e naturais. A existência de diversos atrativos que foram identificados no município (destacando-se as belas paisagens, queda d’água, morros, canyons e afloramentos rochosos, pinturas e inscrições rupestres, casas de pedra, mirantes, grutas, nascentes de água, tradições culturais e rurais) demonstra o potencial de desenvolvimento turístico associado a esses atrativos. Ademais, a existência desses atrativos, o interesse e a disposição da população local no turismo, a demanda potencial de visitantes e a existência de empreendimentos turísticos emergentes mostram o grande potencial turístico eminente do município de Flores. Com todos esses atrativos, trabalhados individualmente a partir de uma valorização turística que agregue uma grande cadeia produtiva, pode-se ter um maior o desenvolvimento no município de Flores, que poderá ser transformado numa interessante rota de trekking e de turismo histórico e natural, no Sertão do Pajeú.

 

Palavras-chave: Município de Flores, Pernambuco. Turismo. Potencialidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Ozildo dos Santos, UFCG

Professor, diplomado em Gestão Pública, Especialista em Direito Administrativo e em Gestão Pública, aluno do Curso de Gestão Ambiental e mestrando em Sistemas Agroindustrias, pela UFCG, Campus de Pombal-PB.

Almair de Albuquerque Fernandes, UFCG

Rosélia Maria de Sousa Santos, UFCG

Rafael Chateaubriand de Miranda, UFCG

Iluskhanney Gomes de Medeiros Nóbrega, FIP

Vivian Patrícia Borba Borges Maracajá, FACISA

Patrício Borges Maracajá, UFCG

Downloads

Publicado

2014-02-19

Como Citar

Santos, J. O. dos, Fernandes, A. de A., Santos, R. M. de S., Miranda, R. C. de, Nóbrega, I. G. de M., Maracajá, V. P. B. B., & Maracajá, P. B. (2014). Potencialidades turísticas do município de Flores, Estado de Pernambuco. Informativo Técnico Do Semiárido, 3(1), 67–129. Recuperado de https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/INTESA/article/view/2537

Edição

Seção

Artigos