Caracterização dos sítios arqueológicos do município de Flores, Estado de Pernambuco

Autores

  • Almair Albuquerque Fernandes UFCG
  • Rosélia Maria de Sousa Santos UFCG
  • Rafael Chateaubriand de Miranda UFCG
  • Iluskhanney Gomes de Medeiros Nóbrega UFCG
  • José Ozildo dos Santos UFCG
  • Vivian Patrícia Borba Borges Maracajá UFCG
  • Patrício Borges Maracajá FACISA

Resumo

O município de Flores, localizado no sertão do Pajeú possui em seu território vários sítios arqueológicos, contendo gravuras e pinturas rupestres. Até o presente, já foram identificados e catalogados vinte e dois sítios. Os sítios arqueológicos do município de Flores, em sua grande maioria, encontram-se localizados próximos aos cursos d’água, sendo dois dentro do próprio leito do Rio Pajeú. Existe, pois, na região a predominância de caracteres e grafismos da tradição Itacoatiara. Nesses sítios, destacam-se representações de possíveis astros, que nos fazem pensar em cultos cosmogônicos das forças da natureza e do firmamento. No entanto, nesses sítios, é mais freqüente a existência de linhas onduladas que parecem imitar o movimento das águas. Através da presente pesquisa caracterizou-se os sítios arqueológicos existentes no Riacho da Velha e na Pedra dos Namorados (inseridos no leito do Rio Pajeú), Riacho das Letras, Serra das Letras, Serra do Tamboril, Lagoa do Pinheiro e Cafundó. Os Sítios Arqueológicos do município de Flores ainda não foram devidamente estudados e nem mapeados. Situação idêntica também é registrada em relação a outros sítios encontrados em municípios circunvizinhos. Lamentavelmente, todos os Sítios Arqueológicos do município de Flores apresentam problemas quanto à sua preservação. Onde não se registrar ação antrópica, existe o desgaste natural, fruto de elementos degradantes como o vento, as chuvas, as inundações, ações de fungos e de animais. Assim sendo, visando à proteção dessa área e de seu patrimônio arqueológico, a Prefeitura Municipal de Flores, através da Secretaria de Turismo, deve promover uma mesa-redonda, com a participação de técnicos do IPHAN, IBAMA e da Universidade Rural de Pernambuco, para discutir a possibilidade de transformar essa área em Unidade de Proteção Integral, destinada, conforme as diretrizes do IBAMA, à conservação da biodiversidade, à pesquisa cientifica, à educação ambiental e à recreação.

 

Palavras-chave: Município de Flores, Pernambuco. Sítios Arqueológicos. Caracterização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Almair Albuquerque Fernandes, UFCG

Técnico Agricola,Professor/Pesquisador, Graduação em Licenciatura Plena em Geografia, Especialização em Geo Politica e Historia. Mestrando em Sistemas Agroindustriais na UFCG campos de Pombal - PB.   

Rosélia Maria de Sousa Santos, UFCG

Rafael Chateaubriand de Miranda, UFCG

Iluskhanney Gomes de Medeiros Nóbrega, UFCG

José Ozildo dos Santos, UFCG

Vivian Patrícia Borba Borges Maracajá, UFCG

Patrício Borges Maracajá, FACISA

Downloads

Publicado

2014-02-19

Como Citar

Fernandes, A. A., Santos, R. M. de S., Miranda, R. C. de, Nóbrega, I. G. de M., Santos, J. O. dos, Maracajá, V. P. B. B., & Maracajá, P. B. (2014). Caracterização dos sítios arqueológicos do município de Flores, Estado de Pernambuco. Informativo Técnico Do Semiárido, 5(1), 20–40. Recuperado de https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/INTESA/article/view/2539

Edição

Seção

Relatório Técnico