Educação ambiental em sala de aula: Avaliando o conhecimentos dos alunos

Autores

  • Iluskhanney Gomes de Medeiros Nóbrega FIP
  • Rafael Chateaubriand de Miranda UFCG
  • Rosélia Maria de Sousa Santos UFCG
  • José Ozildo dos Santos UFCG
  • Patrício Borges Maracajá UFCG

Resumo

 Trata-se de um estudo de natureza descritiva, exploratória e quantitativa, que foi realizado durante o mês de março de 2013, objetivando avaliar o grau de conscientização dos alunos do ensino fundamental sobre a necessidade de se preservar o meio ambiente. A Educação Ambiental deve promover o desenvolvimento de uma compreensão integrada do Meio Ambiente, em suas múltiplas e complexas relações, envolvendo todos os aspectos da vida humana. A Educação Ambiental não é a solução para todos os problemas ambientais, pois estes têm suas raízes em questões econômicas, políticas, dentre outras, e que há conflitos de interesses entre os vários setores envolvidos. Apesar disso, não se pode negar que a Educação Ambiental se constitui em um movimento ético e histórico de suma importância para a construção de uma consciência ambiental natural e cultural. Verificou-se que todos os alunos entrevistados são conscientes sobre a necessidade de se preservar o meio ambiente.Tal processo de conscientização é importante e deve ser algo presente em todo ser humano. O homem é o único animal que pode mudar as condições de vida na Terra. Por isso, todas as suas ações devem ser praticadas de forma responsável, evitando assim, prejuízos futuros. Conclui-se que quanto mais sólida for a conscientização ecológica presente no ser humano, melhores serão as condições de vida, no futuro, na Terra, para o homem.

 

Palavras-chave: Meio ambiente. Preservação. Conscientização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Iluskhanney Gomes de Medeiros Nóbrega, FIP

Bacharela em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo e aluna do Curso de Especialização

em Assessoria de Comunicação, ministrado pelas Faculdades Integradas de Patos (FIP).

Rafael Chateaubriand de Miranda, UFCG

Rosélia Maria de Sousa Santos, UFCG

José Ozildo dos Santos, UFCG

Aluno do Curso de Mestrado em Sistemas Agroindustriais, da UFCG.

Patrício Borges Maracajá, UFCG

Eng. Agrônomo e Doutor Engenheiro Agrônomo pela UCO - Universidad de Córdoba Espana, Titulo convalidado pela USP como D. Sc, Entomologia

Downloads

Publicado

2014-02-19

Como Citar

Nóbrega, I. G. de M., Miranda, R. C. de, Santos, R. M. de S., Santos, J. O. dos, & Maracajá, P. B. (2014). Educação ambiental em sala de aula: Avaliando o conhecimentos dos alunos. Informativo Técnico Do Semiárido, 8(1), 01–07. Recuperado de https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/INTESA/article/view/2547

Edição

Seção

Artigos